Geral
18/10/2020 07:00:45, escrita por SERRANOSSA

Brasil não terá Horário de Verão pelo segundo ano consecutivo

Neste domingo, 18/10, começaria o Horário de Verão. Entretanto, pelo segundo ano consecutivo, a medida não será adotada no Brasil. Por decreto publicado oficialmente em abril do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro encerrou o Horário de Verão após um estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) apontar que o objetivo principal – economizar energia – já não estava sendo atingido. 

A não adoção foi reforçada em julho deste ano, após o Ministério divulgar um estudo relacionado aos resultados obtidos com a suspensão da medida no ano passado. Clique para acessar o documento na íntegra.
 


 

Quando foi criado, o horário de verão tinha por objetivo aliviar o pico de consumo de energia, que era em torno das 18h, e trazer economia de energia na medida em que a iluminação solar era aproveitada por mais tempo. No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou uma alteração no horário de pico com maior consumo de energia no período da tarde, por causa da intensificação do uso do ar-condicionado, quando o horário de verão não tinha influência.




Curta o SERRANOSSA