Geral
13/01/2021 11:40:17, escrita por Eduarda Bucco

Postos Ipiranga de todo o Brasil sofrem ataque hacker  

Os postos Ipiranga de todo o Brasil sofreram um ataque hacker na segunda-feira, 11/01. A ação afetou parcialmente as operações dos estabelecimentos, sendo necessário o acionamento de protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque “e minimizar eventuais impactos”, afirmou a Ultrapar Participações S.A. em nota. A companhia atua nos setores de distribuição de combustíveis, por meio da Ipiranga e da Ultragaz. 

O ataque derrubou o sistema de diversos postos, inclusive em Bento Gonçalves. Em alguns estabelecimentos, ainda não está sendo possível emitir notas para a compra de combustível.

De acordo com a nota divulgada, a Ultrapar já está trabalhando para normalizar as operações e deverá manter “o mercado informado de qualquer informação relevante”. 

Confira a nota: 

A Ultrapar Participações S.A (B3: UGPA3 / NYSE: UGP, “Companhia” ou “Ultrapar”) em cumprimento ao artigo 12 da Instrução CVM nº 358/02, informa que, em 11 de janeiro, sofreu um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação e preventivamente interrompeu alguns sistemas, afetando parcialmente as operações de suas subsidiárias. A companhia prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos e está operando em regime de contigência. 

A Ultrapar está avaliando a extensão desse incidente e atuando para mitigar seus efeitos, empreendendo todos os esforços para normalizar suas operações, e manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento. 

Rodrigo de Almeida Pizzinatto
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Ultrapar Participações S.A.




Curta o SERRANOSSA