Geral
19/03/2021 15:52:03, escrita por SERRANOSSA

Contêneires automatizados são instalados na rua Olavo Bilac em Bento

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente de Bento Gonçalves, começam a operar na próxima segunda-feira, 22/03, novos contêineres de coleta de lixo automatizada. O serviço foi ampliado para a rua Olavo Bilac, abrangendo o trecho do número 153 ao 337, onde já foram instalados novos contêineres.

O sistema de coleta automatizada foi implantado em Bento em maio do ano passado e possui pontos distribuídos na região central e na Via gastronômica, no bairro Planalto. 

Segundo a coordenador do setor, antes da implementação dos novos contêineres, agentes da natureza, da Educação Ambiental, realizaram a sensibilização quanto à correta separação e destinação dos resíduos nos locais.

“Conversamos com todos os síndicos, moradores de casas e proprietários de estabelecimentos comerciais explicando como funciona a coleta automatizada e os benefícios para termos ruas mais limpas. E avisamos que os resíduos que estiverem fora do container ou nas lixeiras não serão recolhidos”, afirma.

A equipe também deve contatar por telefone moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais que ainda não foram informados sobre o novo sistema. 

O secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, salienta que “são medidas como essa que promovem o planejamento operacional de políticas públicas para uma melhor coleta do lixo. A coleta automatizada propicia uma melhor higiene para as ruas, pois não há acúmulo do lixo e este não se encontra a céu aberto podendo, em dias de chuva, acumular e entupir as bocas de lobo. Outro ponto positivo do novo sistema é a higienização. Os contêineres são desinfetados toda semana no lavador automatizado”. 

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa RN Freitas, que é responsável pela coleta na cidade. A ação integra o planejamento de ações contra o Coronavírus (Covid-19).

 

Como a coleta funciona?

O caminhão responsável pela coleta não exige o trabalho de garis, pois a operação é realizada pelo próprio motorista. O veículo possui uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador e devolve o container para o local.

São contêineres totalmente vedados, com maior capacidade, que possuem uma espécie de pedal, para que a pessoa deposite o lixo sem ter contato com o coletor. Além disso, os moradores podem depositar os resíduos 24 horas por dia. Os caminhões, por sua vez, possuem sensor de movimento e temperatura, e nove câmeras acopladas.

Como fazer a destinação correta dos resíduos?

- Nos contêineres da cor cinza deve ser depositado apenas o lixo orgânico;

- O lixo reciclável deve ser depositado no container azul;

- Nos pontos onde não há container verde, o vidro deve ser acondicionado numa caixa de papelão ou similar devidamente embalado e colocá-lo ao lado do container azul que é do resíduo reciclável.

Dúvidas sobre o sistema de coleta automatizada podem ser esclarecidas pelos telefones 3055 7190 ou 0800.979.6866.




Curta o SERRANOSSA