Geral
04/06/2021 17:45:17, escrita por Eduarda Bucco

Conselheiros Tutelares se mobilizam pela vacinação dos profissionais no RS

Estão sendo colocadas faixas pretas nas entradas dos Conselhos Tutelares do Estado, simbolizando o luto pela morte de oito profissionais no RS devido à COVID-19

Os Conselhos Tutelares do Estado, por meio da Associação dos Conselheiros Tutelares do RS (Aconturs), estão organizando uma grande mobilização em prol da vacinação desses profissionais contra a COVID-19. Na quarta-feira, 07/04, os órgãos colocarão faixas pretas na entrada dos Conselhos e os profissionais trabalharão vestidos de preto, simbolizando o luto pela morte de oito colegas de profissão devido à COVID-19. “Temos 2.635 conselheiros no RS. Desses, 219 testaram positivo para o Coronavírus, porque não pararam de trabalhar, mesmo na bandeira preta, indo nas casas, arriscando suas vidas e a de seus familiares. Desse total, tivemos oito óbitos”, conta o presidente da Aconturs, Jeferson Careca.

Além do ato simbólico, a associação deverá peticionar judicialmente o Estado para que os Conselheiros sejam incluídos no grupo de risco. “Temos um encaminhamento do governo federal que nos recomenda como grupo prioritário para vacinação. Já temos 24 cidades no RS que já vacinaram esses profissionais”, comenta o presidente. “Então essa vacina para o Conselho não é um desvio. Na própria recomendação, o governo federal indica que os estados e municípios podem gerenciar as vacinas que sobraram de algum outro grupo. E no Conselho são apenas cinco pessoas, o que não vai causar grande transtorno”, pontua.

Apesar do dia principal da mobilização estar marcado para amanhã, 07/04, a ação deverá ser mantida até que os Conselhos consigam um resultado positivo para a categoria. “Teremos faixas pretas nas portas, sacadas ou janelas, mostrando que estamos em luto pela perda de vários profissionais que estão atuando mesmo com a pandemia. Também terão faixas nos carros e os profissionais estarão de preto”, reforça o presidente.


Faixa colocada na sede do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves, localizado na rua General Vitórino, 173, bairro São Francisco. Foto: Divulgação/Conselho Tutelar




Curta o SERRANOSSA