Geral
04/07/2021 16:35:24, escrita por SERRANOSSA

Bento-gonçalvense assume Comando-Geral da Brigada Militar

Na última semana, a Brigada Militar (BM) realizou a passagem de função de Comandante-Geral  em ato reservado realizado no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da BM. Na ocasião, o coronel Rodrigo Mohr Picon passou o comando ao bento-gonçalvense coronel Vanius Cesar Santarosa, então sub-comandante. 

O coronel Rodrigo Mohr Picon deixa o Comando-Geral da BM para a assumir como Desembargador Militar no Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJM-RS). O convite foi feito pelo governador Eduardo Leite no último dia 30, na mesma ocasião em que o coronel Santarosa foi convidado para assumir o cargo.

Nascido em Bento Gonçalves em 1968, o coronel Vanius Cesar Santarosa ingressou na Brigada Militar em 1987. Teve passagem pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em parte da zona sul da capital. Conduziu grande parte da sua carreira na instituição atuando com destaque na atividade de aviação, como piloto de aviões e helicópteros. Além de mais de 6 mil horas de voo, contribuiu para a formação de outros pilotos na Brigada Militar e também de outras forças policiais brasileiras e estrangeiras. Passou também pelo Comando de Órgãos Especiais, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, pela Chefia da 3ª Seção do Estado-Maior da Instituição, direção do Departamento de Informática e ocupava a função de subcomandante-geral da Brigada Militar até o convite.

No evento, o comandante substituído Cel. Mohr transferiu, em ato simbólico, suas platinas de Comandante-Geral para o coronel Santarosa. Após o Coronel Santarosa agradeceu ao Coronel Mohr pela sua escolha para ser seu Subcomandante-Geral e também por reforçar sua indicação para assumir o comando. O mais novo Comandante-Geral da BM expressou que irá continuar a fortalecer as bases lançadas pelo comando anterior e desejou sucesso e felicidade ao Coronel Mohr na nova função de Desembargador Militar do TJM-RS. 

Após ser homenageado com um quadro ostentando a insígnia de Comandante-Geral, em seu discurso de agradecimento, o Coronel Mohr pontuou os desafios do comando a começar pelo contexto de pandemia e também a necessária e oportuna revitalização no setor de saúde da corporação, em especial, o cuidado com a saúde mental da tropa, tendo a criação do programa Anjos como sua bandeira, também destacou a melhoria de equipamentos tais como a aquisição de armas mais modernas e viaturas semi-blindadas para maior segurança e qualidade aos Militares Estaduais, dentre outras realizações. Agradeceu a todos os assessores, lembrando momentos e situações típicas. Saudou o novo Comandante-geral Coronel Santarosa e todo seu trabalho dedicado na condução operacional e assessoramento a ele, com a expressiva redução dos índices criminais e sucesso das operações estratégicas, como a Angico e Hórus. Por fim, referiu a Coronel Cristine, Chefe do Estado-Maior da BM na maior parte de seu comando, a qual trouxe o olhar feminino e atento da Oficial, que mediou muitas situações importantes para alavancar o planejamento e ações definidas em seu comando.

 

 

 

 

 

 

 




Curta o SERRANOSSA