Geral
08/03/2021 16:06:04, escrita por Eduarda Bucco

Aulas no segundo semestre se mantém no modelo híbrido no RS

As mudanças mais significativas são a nível superior. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), as aulas presenciais estão sendo retomadas de forma gradual nesta semana

As aulas no ensino público e privado estão sendo retomadas nesta semana no Rio Grande do Sul, após o recesso escolar de julho. Na maioria das escolas, a nível municipal e estadual, os protocolos adotados continuarão os mesmo, seguindo o modelo híbrido de ensino, “escalonando semana A e B, até recebermos novas orientações estaduais”, informa a secretária de Educação de Bento Gonçalves, Adriane Zorzi. 

Nas instituições estaduais, nas quais as aulas serão retomadas na quarta-feira, 04/08, houve uma pequena mudança no distanciamento, passando de 1,5 m para 1,2 m entre as classes. Conforme o coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini, a medida poderá ser reduzida para 1 metro nos próximos dias, dependendo da análise da secretaria Estadual de Saúde. Com isso, seria possível ampliar a capacidade de estudantes, mas em pequena escala. “Todos os outros protocolos seguem iguais, com aferição de temperatura, álcool em gel, demarcação de pisos, bebedouros fechadas e sistema escalonado: uma parte da turma em uma semana e, a outra parte, na outra semana”, cita Misturini. Para quem optar pela manutenção do ensino à distância, seguirão sendo ofertadas as aulas remotas pela plataforma Google Sala de Aula. 

Na região da Serra Gaúcha, as mudanças mais significativas são a nível superior. Após um ano e meio, as aulas presenciais na Universidade de Caxias do Sul estão sendo retomadas de forma gradual nesta semana, mas com a manutenção do modelo síncrono on-line (presencial digital). Conforme comunicado da UCS, todas as aulas serão transmitidas ao vivo, dessa forma o aluno poderá optar entre participar presencialmente, ou pelo ambiente virtual. 


Foto: Aline Bedin Maciel

No segundo semestre de 2020 e no primeiro de 2021 ocorreram aulas presenciais em atividades práticas da UCS, em laboratórios e outros ambientes similares de aprendizagem. Conforme a universidade, em respeito aos protocolos de biossegurança, a quantidade de estudantes em sala de aula será limitada a 15 pessoas, com uso obrigatório de máscara e distanciamento. Para tanto, o retorno está sendo realizado de forma escalonada, conforme a quantidade de alunos. Turmas com até 15 estudantes poderão assistir todas as aulas presencialmente. Turmas com 16 a 30 estudantes serão organizadas de forma a dividi-las em turmas menores, não ultrapassando 15 estudantes de forma presencial por semana. Já nas turmas com mais de 30 estudantes, o semestre permanecerá apenas on-line. Os estudantes devem procurar as orientações em cada uma das disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).


Imagem: Professora Nivia Tumelero

Conforme o vice-reitor da UCS e sub-reitor do Carvi, Odacir Deonísio Graciolli, os alunos deverão cumprir todos os protocolos de segurança, como uso constante e correto de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. “Estamos preparados para o retorno, mas precisamos que cada um faça sua parte e, principalmente, em caso de sintomas gripais, busque atendimento e não se dirija ao Campus”, destaca.

Já no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), as aulas presenciais seguem suspensas. Está marcada para o dia 18/08 uma sessão ordinária do Conselho Superior (Consup) para tratar sobre o “fluxo de solicitações de atividades práticas presenciais”. 

Retorno presencial na UCS

– Turmas com até 15 estudantes: estão tendo atividades presenciais nesta primeira semana de aula (2 a 7 de agosto).

– Turmas com 16 a 30 estudantes: a primeira semana de aulas será on-line, quando os professores deverão verificar com a turma quantos estudantes pretendem comparecer às aulas presenciais, que, nesse caso, se iniciam na segunda semana de agosto. É possível que, pela quantidade de alunos dispostos à presencialidade, a turma precise ser dividida em duas, alternando-se a presença de cada grupo, limitado a 15 pessoas, a cada semana.

– Turmas com mais de 30 estudantes: ocorrerão de modo on-line ao longo de todo o semestre porque não é possível acomodar todos os estudantes nas salas com o distanciamento mínimo exigido pelos protocolos de biossegurança vigentes.
 




Curta o SERRANOSSA