Negócios
30/11/2018 14:56:29, escrita por SERRANOSSA

Egressa do curso de Letras da UCS conquista prêmio com projeto escolar de estímulo à leitura

Vencedora do prêmio RBS de Educação, Maura Coradin Pandolfo, professora  das Unidades Educacionais AVAEC, de Veranópolis, trabalhou com seus alunos do sexto ano a partir da obra O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry.

Foi viajando pelo universo do Pequeno Príncipe que o trabalho realizado com os alunos do sexto ano das Unidades Educacionais AVAEC, de Veranópolis, rendeu à professora Maura Coradin Pandolfo – egressa do curso de Letras da UCS – a conquista do Prêmio RBS de Educação, com a primeira colocação na categoria Escola Privada. Em sua sexta edição, o prêmio recebeu 355 trabalhos de escolas de diferentes regiões do Estado, nas categorias Pública e Privada, avaliados por júri técnico e voto popular.

O projeto desenvolvido pela educadora, intitulado Bem-vindo ao Mundo do Pequeno Príncipe – Um Olhar para Significar a Leitura Literária, promoveu leitura, análise aprofundada, exploração de ilustrações e um júri simulado (no qual eram acusados e defendidos personagens da obra de Saint-Exupéry, com argumentos elaborados pelos estudantes).

As atividades estimularam os alunos e suas famílias a praticarem a leitura, impulsionaram práticas interdisciplinares, o pensamento crítico e fundamentado, o desenvolvimento da oralidade e a motivação e persistência diante de desafios.

O Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, entregue no dia 14 de novembro, foi criado em contribuição à melhoria da qualidade da Educação Básica no país, a partir da valorização do trabalho desenvolvido por professores e estudantes, e na disseminação de boas práticas educativas de incentivo à leitura.

TRAJETÓRIA
Natural de Nova Prata, Maura, que cursa a especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da Composição à Educação Literária na Universidade de Caxias do Sul, graduou-se no curso de Letras em 2012, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), em Bento Gonçalves. A conquista da láurea acadêmica premiou um percurso formativo do qual participou ativamente, atuando em monitoria de disciplina e integrando projetos de pesquisa.

Sua identificação com a docência, área em que atua profissionalmente – no ensino de Língua Portuguesa e Redação, para Ensino Fundamental e Médio, na AVAEC Unidades Educacionais, em Veranópolis – nasceu ainda na infância, do gosto pela leitura e escrita. Na graduação, apesar da identificação com o Jornalismo, optou pela Licenciatura em Letras e se encantou pelo universo pedagógico. “Sempre fui da área das linguagens, naturalmente, mas a paixão pela docência surgiu com o ingresso na universidade. Concluí o curso com muita felicidade e alegria, guardo com muito carinho todos os anos que vivi na UCS”.

A professora relaciona a sequência pedagógica do projeto com o qual venceu o Prêmio RBS de Educação às suas experiências de aprendizado, dentro da universidade. “Isso comprova a eficiência da metodologia e da atuação dos professores, a qualidade do ensino na preparação de profissionais e que, quando temos vontade, alcançamos o reconhecimento”, afirma, destacando a relação de valorização, colaboração e diálogo estabelecida com o corpo docente.

“Foram, além de professores, pessoas amigas e muito competentes, que propunham atividades muito desafiadoras e que agregavam muito ao conhecimento, sem dúvida isso faz a diferença na minha vida profissional”. O projeto vencedor, segundo Maura, é a comprovação – contemplando etapas de pré-leitura, leitura, descoberta, pós-leitura, atividades de estímulo, oralidade e leitura crítica – das diretrizes vistas ao longo do curso de Licenciatura na UCS.
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA