Negócios
31/05/2019 08:40:41, escrita por SERRANOSSA

Marista Aparecida entrega para seus estudantes um novo espaço de experimentação e inovação

Após meses de estudo, planejamento e construção, no primeiro trimestre de 2019, o Colégio Marista Aparecida realizou a inauguração oficial do Ateliê da Educação Infantil junto à sua comunidade escolar. O momento contou com a presença dos educadores, pais da Associação de Pais e Mestres, Apamea, que representaram as famílias do colégio, estudantes do Grêmio Estudantil e Pastoral Juvenil Marista, representando os alunos, colaboradores da Sede Marista e convidados.

A construção do Ateliê foi uma das ações do Planejamento Estratégico do colégio. Em 2015, teve início o processo de Implementação das Diretrizes da Educação Infantil, documento que norteia a atuação pedagógico-pastoral da Rede Marista. As diretrizes orientam todos os aspectos da Educação Infantil, desde as práticas pedagógicas, atuação dos educadores, concepções sobre o tema, até a configuração de novos espaços de exploração e aprendizagem.

Projetado como “um espaço de liberdade de expressão, de participação infantil, de escuta, de criação, de respeito às múltiplas formas de linguagens existentes no mundo”, o Ateliê do Marista Aparecida conta com três ambientes que se completam, a parte central, que é o ateliê em si, o Território das Águas, que permite experimentações com água e demais elementos e o Ateliê das Luzes, que proporcionará aos estudantes vivências com luz natural, luz negra, sombras e texturas.


 

O ateliê vem ao encontro dos diferenciais da Educação Infantil marista, pois é um espaço em que os estudantes poderão pintar, desenhar, fazer esculturas, trabalhar com elementos naturais, água, luzes, pesquisar, encenar, enfim, um local que permite as diversas formas de expressão e aprendizagem dos estudantes, levando em consideração seus questionamentos e áreas de interesse. Segundo a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Adriane Bussolotto, esse espaço potencializa a aprendizagem na Educação Infantil, privilegiando as habilidades artísticas, de observação e de investigação, fazendo com o que o estudante seja ainda mais protagonista da sua aprendizagem.

Um dos diferenciais do ateliê é a localização, pois ele está situado ao lado do Bosque da Educação Infantil, permitindo que os estudantes procurem inspiração para as suas criações diárias em elementos na natureza que os cercam.




Curta o SERRANOSSA