Negócios
30/08/2019 14:37:06, escrita por SERRANOSSA

Especial: Grupo Bertolini comemora 50 anos

O Grupo Bertolini completou no último dia 25 de agosto 50 anos de atuação no mercado de móveis e sistemas de armazenagem, tempo no qual se tornou referência nacional ao oferecer produtos e soluções para os mais variados públicos e segmentos.

Para celebrar a data, a empresa apresenta lançamentos como a linha especial de cozinhas de aço Origens, entra oficialmente no mercado de automação logística e organiza eventos internos com seu time de 900 colaboradores. As comemorações também são marcadas pela inauguração da escultura Raiz de Aço, feita a partir de sucata de aço (matéria-prima da indústria) pelas mãos do artista plástico Aido Dalmás.

Com sede em Bento Gonçalves, o Grupo Bertolini originou-se em 1969 como uma metalúrgica fundada por cinco irmãos. O negócio expandiu-se rapidamente graças ao empreendedorismo característico da família Bertolini, e atualmente está consolidado em cinco diferentes segmentos: Bertolini Cozinhas de Aço (1977), Bertolini Sistemas de Armazenagem (1984), Evviva Móveis Planejados (que surge 1994 como primeira empresa brasileira a utilizar o MDF em escala industrial), Logber Transportes (2011) e Usber Tubos de Aço (2011). As unidades fabris da Bertolini Cozinhas de Aço e da Bertolini Sistemas de Armazenagem estão localizadas atualmente em Colatina (ES).

A Bertolini está posicionada como uma das grandes empresas brasileiras, 100% gaúcha e com operação nos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco. Além das fábricas e escritórios espalhados pelo Brasil, também conta com unidades de negócio nos Estados Unidos, México e Colômbia, totalizando mais de 900 colaboradores diretos. São mais de 120 mil metros quadrados de área construída, frota própria com mais de 100 caminhões e exportação para 25 países.

Renovando seu compromisso com a perpetuação de seu negócio, o Grupo Bertolini mantém a sua essência de “transformar o aço” ao mesmo tempo em que promove uma transição de gerações, com novos e maiores desafios. “Comemorar 50 anos é muito significativo, por isso estamos vivenciando com orgulho dessa trajetória. Porém, o momento nos faz olhar para os próximos 50 anos, e precisamos responder à altura para que a empresa continue em expansão, sempre com muito respeito e responsabilidade”, comenta Jeferson Bertolini, diretor de RH e Governança. Segundo ele, o Grupo está muito atento às transformações tecnológicas e apto a criar plataformas que sustentem a transformação para o mundo digital. “Não se trata de transformar os valores da nossa organização, e sim de ressignificá-los. Assim serão os próximos 50 anos”, aposta Jeferson.



 

Uma marca construída por pessoas

Nascida da determinação dos irmãos, que forjaram suas almas com a mesma fibra inquebrantável de seus pais, Francisco e Anna, que a Bertolini chegou ao seu cinquentenário. Uma comemoração que ultrapassa ao ambiente familiar de filhos, netos, bisnetos e trinetos de Domenico Bertolini, o homem que saiu da Itália em 1882 para recomeçar a vida além do mar. Essa conquista envolve centenas de parceiros, representantes, fornecedores: envolve mais de 900 colaboradores que de alguma forma atinge milhões de clientes de dentro e fora do Brasil.

Originalmente criado como uma metalúrgica, o negócio expandiu-se rapidamente graças ao empreendedorismo característico da região colonizada por descendentes de imigrantes italianos na Serra Gaúcha. Atualmente, o Grupo Bertolini S.A. está consolidado em cinco diferentes segmentos: Bertolini Cozinhas de Aço (1977), Bertolini Sistemas de Armazenagem (1984), Evviva Móveis (2002), Logber Transportes (2011), Usber Tubos de Aço (2011). As unidades fabris da Bertolini Cozinhas de Aço e da Bertolini Sistemas de Armazenagem estão localizadas atualmente em Colatina (ES).


 

Inovação também é uma premissa
O estoque e a armazenagem dos produtos demanda um alto nível de qualidade e segurança, por isso, em 2009, foi implementado o Centro Tecnológico Bertolini, considerado um dos mais modernos laboratórios de análise de sistemas de armazenagem do Brasil. No Centro Tecnológico são realizadas pesquisas, desenvolvimento de produtos e testes científicos que avaliam a qualidade dos produtos Bertolini, seguindo normas nacionais e internacionais.

A Bertolini tem um compromisso com o crescimento: investe na capacitação pessoal e na tecnologia baseada em uma política de valorização das pessoas, de respeito ao meio ambiente e de crença em sua capacidade de inovação. Tudo isso com foco no respeito e na satisfação de seus clientes, visando um futuro de ainda mais oportunidades e expansão.



Uma história que evidencia a força do empreendedorismo

A história da Bertolini começou a ser escrita em 25 de agosto de 1969, quando os irmãos Walter, Rui, Raul, Henrique e Antônio assumiram o desafio de dar continuidade ao trabalho do pai – exímio ferreiro – e fundaram o próprio negócio, no ramo metalúrgico. O projeto iniciou pequeno, em um porão de 80m², sob forma de serralheria. Já no ano seguinte, a empresa mudou-se para um local mais amplo e, em 1972, consolidando sua trajetória, a Bertolini ergueu 1.400m² de área coberta no local da atual matriz. Um ano mais tarde, com a ampliação desse pavilhão para 3.600m², a empresa iniciou a produção e a comercialização de estruturas metálicas.

A vontade de crescer e a visão de futuro da família Bertolini permitiram a criação de uma nova linha de produtos de aço. Sendo assim, em 1977, a Bertolini ampliou sua área física para mais 1.740m² e passou a produzir cozinhas de aço, aproveitando uma oportunidade decorrente da boa aceitação do trabalho até então desenvolvido. Em 1980, a linha de produtos Bertolini foi ampliada com armários para vestiários, estantes e arquivos em aço, além de mesas para refeitório. Diante da necessidade de ser competitiva no mercado e diversificar sua produção, em 1994, a empresa apresentou uma grande inovação no mercado nacional: passou a fabricar dormitórios em MDF, tornando-se a primeira empresa a trabalhar com esta matéria-prima em escala industrial no país. Em 1996, a Bertolini iniciou a produção de cozinhas em MDF e, gradativamente, foi ampliando sua linha de móveis de madeira.

Os avanços rumo à profissionalização – sempre em pauta na agenda de desenvolvimento da empresa – ganharam novos contornos em 2001, quando a Metalúrgica Bertolini LTDA transformou-se em Bertolini S/A, uma sociedade anônima de capital fechado – porém muito aberta à continuidade de sua vocação empreendedora.

Expansão
Em 2005, a empresa escolheu a cidade de Recife para ser a sede de seu primeiro empreendimento fora do estado, devido à sua ótima localização, favorecendo o acesso ao mercado nordestino. Motivada pelo sucesso dessa experiência, em 2008, a Bertolini inaugurou outra unidade produtiva nesses mesmos moldes, agora na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Mais tarde, as operações desses centros foram transferidas para o complexo industrial de Colatina, no Espírito Santo, que passou a concentrar a produção de sistemas de armazenagem, em 2014, e de cozinhas de aço, em 2015.

O ano de 2011 foi marcado por dois grandes investimentos para o Grupo Bertolini: a LOGBER Logística e Transporte de Cargas Ltda, que apoia as operações do Grupo, com matriz em Bento Gonçalves e filiais em Pernambuco, Goiás e Espírito Santo; e a Unidade de Serviços, localizada na mesma cidade, com o objetivo de dar suporte a todas as unidades produtivas da empresa. Dois anos mais tarde, a US originou a USBER Indústria, Comércio e Serviços Metalúrgicos Ltda, nova empresa do grupo, que atende a proposta de fornecer aço em bobinas beneficiadas, chapas cortadas, cortes a laser e perfis estruturais. Sua linha de produtos centraliza-se em tubos de aço carbono, destinados a atender fabricantes dos setores moveleiro, metalmecânico e de construção civil, entre outros.

Perpetuação do negócio
Renovando seu compromisso com a perpetuação de seu negócio, em 2012, o grupo anunciou um projeto de expansão, com duas novas fábricas na cidade de Colatina (ES). O terreno de quase 260.000m² abriga 50.000m² de área produtiva. Com o início das operações do novo complexo industrial, diferenciado pela ótima localização, aliada à boa infraestrutura de transporte e logística, o Grupo passou a concentrar no Espírito Santo as atividades produtivas dos segmentos de Sistema de Armazenagem, a partir de 2014, e Cozinhas de Aço, em 2015.

Também em 2012 a marca de móveis planejados em MDF, Evviva Bertolini, ganhou razão social diferenciada, constituindo empresa própria – a Evviber. Outro passo significativo em direção ao aperfeiçoamento do negócio foi consolidado com a aplicação de uma nova estrutura organizacional no final de 2013. O Grupo Bertolini passou a ser controlado pela Bertolini S/A e Bertolini Participações Ltda, envolvendo as seguintes empresas: Bertolini Sistemas de Armazenagem S/A; Bertolini Móveis de Aço S/A; Indústria de Móveis Evviber Ltda.; Evviva Bertolini Móveis Planejados Ltda – lojas em Bento Gonçalves (RS) e São Paulo (SP); LOGBER – Logística e Transportes de Cargas Ltda.; USBER – Indústria, Comércio e Serviços Metalúrgicos Ltda., no nicho de tubos de aço carbono e serviço de corte blanc e sliter. 




Cinquentenário é marcado por lançamentos

Reconhecida como uma empresa que oferece diversas soluções em mobiliário e armazenagem, fornecendo produtos inovadores, com parque fabril moderno, marcas consolidadas e colaboradores qualificados, o Grupo Bertolini não poderia comemorar seu cinquentenário de maneira diferente: com novidades. 

E não são poucas: a Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta o Drive In com design inovador e muitas vantagens e também um novo sistema de automação. Já a Bertolini Cozinhas apresenta a Linha Origens, um resgate à história da marca. Além disso, o Grupo inaugura uma escultura, feita pelo artista plástico Aido Dalmás.



 

Novo Sistema de Automação​​​​​​​

Agilidade nos processos, aumento de produtividade e otimização da capacidade das instalações estão entre os benefícios do novo Sistema de Automação da Bertolini Sistema de Armazenagem. A novidade coloca a marca em novos projetos e negócios, tornando-a mais competitiva e incrementando a participação de outros produtos do portfólio. Os equipamentos são modulares para a movimentação e separação e consolidação de caixas, com opção de acionamento automático ou manual. Os transportadores podem ser roletes livres, correias ou lonas ou roletes acionados, o que gera otimização dos processos.  

Dados apontam que um armazém totalmente manual gasta 85% do tempo em processos de deslocamento, busca e picking. Com o novo Sistema de Automação, a Bertolini prevê uma redução de até 70% dos tempos de busca e separação, além de viabilizar redução no tempo de treinamento de pessoal, redução de riscos ergonômicos, redução de erros (a precisão ultrapassa 98%) e minimização de danos à carga, além de fácil manutenção, baixo ruído e baixo consumo de energia.




 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA