Negócios
09/06/2019 13:45:36, escrita por SERRANOSSA

Aurora sedia primeiro módulo do Curso Profissional de Sommelier

A Aurora, tradicional vinícola de Bento Gonçalves, será a primeira a receber a turma 11 do Curso Profissional de Sommelier desenvolvido pela Associação Brasileira de Sommelier (ABS-RS). As aulas ocorrem de 4 a 6 de outubro, envolvendo temas como noções básicas de degustação e análise sensorial dos vinhos.

Antiga parceira da ABS na realização dos cursos, a Aurora participou de todas as edições. Segundo o diretor superintendente da vinícola, Hermínio Ficagna, a parceria sempre foi motivo de orgulho e de compromisso para a empresa, destacando o seu papel no desenvolvimento da cultura e na educação para o consumo do vinho e seus derivados, propiciando aos consumidores a possibilidade de entender o produto.  “Isso nos dá a certeza de que mais brasileiros passam a degustar esta preciosidade. Acreditamos e apoiamos a ABS-RS desde a sua concepção e, a cada dia, as ações praticadas demonstram com clareza que este apoio foi uma decisão muito acertada”, destacou Ficagna. Para o superintendente, os vinhos são um universo que precisam ser descobertos, mas sem um direcionamento, o caminho será mais complexo. “A ABS-RS veio para disseminar conceitos e apresentar os diversos elementos que compõe uma garrafa deste produto, facilitando o seu acesso por parte dos consumidores”, acrescentou.
 
O presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr., comemora a parceria com a vinícola e destaca a importância dessa colaboração para o sucesso do curso, que chega a sua 11ª edição. “Temos aulas diferenciadas, aliando a teoria à prática, graças à parceria das vinícolas gaúchas e a Aurora é a nossa parceira mais antiga, junto com a ABS desde o início da caminhada”, observa o presidente.  

O Curso Profissional de Sommelier
O Curso Profissional de Sommelier envolve um total de sete módulos (112 horas),  com início em 4 de outubro e término em maio de 2020. Serão sempre três aulas por mês (sextas à noite, sábados e domingos), que acontecem em tradicionais vinícolas gaúchas, sendo o último módulo ministrado no Spa do Vinho. Nas aulas, serão repassados os mais importantes conhecimentos, passando por noções básicas de vinificação e produção de vinhos, harmonizações, vitivinicultura, serviços dos vinhos, além de estratégias de consumo e de comunicação com os clientes.
 
Com aulas ministradas pelos mais experientes profissionais do ramo no Brasil, o curso traz um abrangente conhecimento sobre o mundo de Baco. Além disso, o diploma, emitido em parceria com a ABS-SP, conta com a chancela da ASI (Association de la Sommellerie Internationale), sendo válido em todo o território nacional.

O sommelier
O sommelier é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova do vinho antes que o mesmo seja servido ao cliente. A profissão foi regulamentada no Brasil através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissionalno setor de alimentos e bebidas.

Programação:

- Módulo 1: 4 a 6 outubro – Vinícola Aurora (Bento Gonçalves)
- Módulo 2:  8 a 10 novembro (vinícola da Serra Gaúcha)
- Módulo 3: 6 a 8 de dezembro – Vinícola Viapina (Flores da Cunha)
- Módulo 4: 14 a 16 de fevereiro de 2020 – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)
- Módulo 5: 13 a 15 de março de 2020 - Vinícola Salton (Bento Gonçalves)
- Módulo 6:  24 a 26 de abril de 2020 (vinícola da Serra Gaúcha)
- Módulo 7:  15 a 17 maio de 2020 (vinícola da Serra Gaúcha)

Inscrições:

- Associado: R$ 5.740,00 (à vista ou parcela em 10x no cartão de crédito)
Pelo link http://pag.ae/7V9d69Er4

-Não Associado R$5.980,00 (parcelado em 10x no cartão de crédito)
Pelo link http://pag.ae/7V9d7cCw4
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA