Negócios
18/10/2019 17:11:24, escrita por SERRANOSSA

UCS sedia IV Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais

Congregar estudiosos da leitura e novos escritores às  linguagens utilizadas na expressão literária e às práticas sociais e culturais das textualidades e linguagens. Este é o objetivo da quarta edição do Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais (SILLPRO) que é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura e pelos cursos de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As conferências serão realizadas entre os dias 5 e 7 de novembro de 2019, nos blocos H e L do Campus Sede, em Caxias do Sul.

O evento também busca divulgar estudos e pesquisas nas mais diversas áreas das Ciências Humanas, assim como o desenvolvimento de novas discussões para disseminação do pensamento crítico. Em 2019, o SILLPRO tem como ideia central a pluralidade de pontos de vista, o que reafirma a necessidade e a importância de discussões teórico-críticas para a troca de conhecimento e das novas visões de mundo.

A programação inicia às 8h do dia 5 de novembro, terça-feira, com o credenciamento, seguido de simpósios temáticos, no bloco L. No período da tarde acontece a conferência intitulada “Pensar de forma global enquanto levamos as nossas vidas localmente”, com o linguista indiano e professor aposentado na Unicamp, Kanavilil Rajagopalan. O primeiro dia de Seminário termina com a plenária “Interdisciplinary dialogues in the 21st century university: beyond borders”, que trata dos diálogos interdisciplinares nas universidades do século 21, com Aline Vanin, William Hutton e mediação de Sabrina Fadanelli.

Na quarta-feira, dia 6, o início está programado para às 8h30, com minicursos e simpósios temáticos, no bloco L. A primeira conferência do dia será às 14h, no bloco H, e terá como tema: Uma cartografia da violência na obra de Conceição Evaristo, com Leila Lehnen, professora da Universidade do Novo México. No período noturno, a partir das 19h, acontece uma atividade cultural e mesa-redonda, também no bloco H. Nessa explanação será aprofundada a dimensão literária: Da crônica ao romance: vamos falar do Brasil, com Cidinha da Silva, Samir de Machado e mediação de Natalia Polesso.

Já a quinta-feira, último dia do SILLPRO, inicia às 8h30 com os minicursos e os simpósios temáticos e às 13h45, no auditório do bloco H, acontece a conferência: Os caminhos da literatura e a autoria feminina na curva do século XXI, com a pesquisadora Milena Britto de Queiroz. O encerramento está previsto para às 15h45, com os simpósios temáticos.

A inscrição para ouvintes custa R$ 70. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA