Negócios
02/12/2021 16:05:12, escrita por SERRANOSSA

Mudanças na Educação e Atuação do Pedagogo


 

A relevância e importância social do pedagogo são muito grandes, afinal, são eles que se dedicam a facilitar o aprendizado. Nas escolas, esse profissional atua na base da alfabetização, escolarização e formação, tanto de crianças e jovens quanto de adultos. Junto da família, o professor exerce influência fundamental na formação da identidade e caráter do indivíduo que frequenta o ambiente escolar.

Quem se forma em Pedagogia e quer trabalhar em sala de aula pode fazê-lo tanto na rede pública quanto em escolas privadas, atuando como professor da Educação Infantil (zero a 5 anos) até o 5º ano do Ensino Fundamental ou, ainda, como coordenador, supervisor, orientador ou diretor.

Além da escola, pedagogos também podem atuar em meios de comunicação e editoras, produzindo conteúdo destinado a crianças, programas educacionais para TVs e YouTube, e materiais didáticos e de apoio para escolas.

Também é possível trabalhar em ONGs, na coordenação de projetos, e em programas sociais e educativos, sempre com o objetivo de desenvolver a comunidade
Profissionais da área podem ainda integrar órgãos públicos ligados à educação, atuando em programas municipais, estaduais ou federais, elaborando projetos e programas sociais

Pedagogos em empresas? Sim, e essa versatilidade da profissão começou a ganhar mais espaço em meados dos anos 1980. A chamada Pedagogia Empresarial aplica-se às relações dentro de empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, com o objetivo de gerar mudanças naqueles ambientes e melhorar a atuação profissional, pessoal, familiar e interpessoal dos funcionários. 

Nas empresas, o pedagogo, em geral, integra uma equipe multidisciplinar de recursos humanos e ajuda no trabalho do setor identificando demandas de cursos para os funcionários e preparando capacitações

Em todo lugar que exige um processo de formação humana para a vida, o pedagogo pode trabalhar, no entanto, o ensino público ainda é o maior campo de atuação da categoria.

As ONGs e sindicatos contratam pedagogos para ofertarem cursos, fazer projetos e planejamentos sobre ações da organização. Já nos hospitais, os profissionais atuam nas brinquedotecas, acompanhando as crianças e também são requisitados para dar aula aos pacientes que passam muito tempo internados e têm que deixar de frequentar a escola.

Nos órgãos do Poder Judiciário, geralmente o pedagogo atua nas varas da infância e da adolescência integrando equipes psicossociais.




Curta o SERRANOSSA