Negócios
26/02/2021 16:58:33, escrita por SERRANOSSA

Ciências Biológicas - UCS Bento: 27 anos formando professores na Serra Gaúcha


 

A educação tem um papel de destaque para formar jovens altamente qualificados, que podem promover a contínua melhoria das condições sociopolíticas e ambientais. Para isso, a formação de nível Superior se tornou uma necessidade em virtude das exigências dos diferentes segmentos da sociedade.

Para que o jovem chegue até o Ensino Superior, antes ele passa pela Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. E nesse percurso ele conta com professores que auxiliam na construção do conhecimento e de habilidades. Desta forma é fundamental que tenhamos a formação de docentes qualificados, que possam contribuir com a formação de futuros profissionais de sucesso no mercado.

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UCS Campus Bento comemora 27 anos de história. Nesse período já contribuiu com a formação de mais de 500 professores. A maioria dos egressos do curso está na microrregião de abrangência do Campus, que congrega municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Barão, Veranópolis, Nova Prata, Cotiporã, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo do Sul.

Toda atividade do Biólogo sempre consagra respeito à vida, em todas as suas formas e manifestações e à qualidade do meio ambiente. O estudo da Biologia possibilita uma visão holística das questões que envolvam o conhecimento da natureza, desde a organização do primeiro ser vivo, os fatores evolutivos que originaram a diversidade e a interação dos seres vivos com o ambiente. Atenção particular é dada às relações dos seres humanos com os demais seres vivos. Isso significa que não podemos dissociar a Biologia dos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que permeiam essas relações.

O Licenciado em Ciências Biológicas tem também a missão de tornar o conhecimento produzido acessível para a população em geral, através da Educação Básica ou outros espaços educativos não formais, como Museus e Jardins Botânicos, por exemplo. 
Monise Noskoski, formada em 2014, é professora de Biologia no Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, de Garibaldi. Ela diz que “o diferencial do curso de Ciências Biológicas da UCS Bento está na qualificação dos professores, que incentivam e inspiram a seguir nessa profissão, além de possuir uma estrutura fascinante com materiais e laboratórios que despertam cada vez mais o interesse dos alunos”.

Willian Lando Czeikoski, formado em 2017, é professor de Biologia Colégio Mutirão, em Bento Gonçalves e Scalabrini de Guaporé. Ele se sente honrado em ter cursado Licenciatura em Ciências Biológicas na UCS Bento, onde teve a oportunidade de adquirir um conhecimento único, tanto na pesquisa como na educação. “Os estudos abriram portas para a participação em projetos nacionais, como o Projeto Rondon no Maranhão, Ecoescola na USP, entre outros congressos pelo país. O curso também proporcionou ter uma vivência indescritível como líder estudantil no Diretório Acadêmico, tudo graças à ótima coordenação que tínhamos, com muita transparência”.

Luciana Dai Pra Penteado, formada em 2015, é professora de Biologia na Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, Sócia e Bióloga da Empresa Habitat Assessoria e Licenciamento Ambiental. Ela ressalta que “a UCS Bento tem um lugar especial no meu coração. O curso de Ciências Biológicas é muito bem estruturado, com laboratórios equipados, ótimo acervo na biblioteca e, principalmente, dispõe de uma excelente equipe de professores que busca sempre os melhores meios para viabilizar aos estudantes uma aprendizagem baseada na vivência de situações cotidianas”.
 




Curta o SERRANOSSA