Política
08/04/2017 06:53:52, escrita por SERRANOSSA

Câmara de Vereadores de Bento terá primeira sessão itinerante nesta sexta

Nesta sexta-feira, dia 4, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realizará uma sessão legislativa fora do plenário da Casa pela primeira vez. A iniciativa faz parte do Parlabento, projeto aprovado há dois meses que tem como objetivo aproximar os parlamentares da comunidade. O encontro será realizado no CTG Presilha da Serra, no bairro Vila Nova 2, a partir das 19h.

Essa primeira edição será um teste de como irá funcionar este formato. “Muitos estão curiosos e apreensivos, porque o desconhecido assusta, mas tem tudo para ser um ótimo encontro”, avalia o vereador Rafael Pasqualotto (PP), autor da proposta. Já há solicitações para sessões em outros bairros, mas ainda não há definição de novas datas. A expectativa é de que pelo menos outras duas reuniões nesses moldes ocorram até o final do ano. “Não há como ir contra a transparência, é algo da nossa era”, observa.

Na sessão dessa sexta, devem ser votados apenas pedidos de informação. Três pessoas da comunidade já estão inscritas para se manifestarem por 10 minutos: a diretora da EMI Arco-íris da Alegria, Simone Morbini, a diretora da EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini, Odete Forti, e o presidente da Associação de Moradores do Vila Nova 2, Neuri Faller. O prefeito Guilherme Pasin também deve prestigiar o encontro. 

Saiba mais

A proposta não determina dia da semana ou período em que a sessão deve ser realizada, mas limita a seis o número de encontros anuais. A sugestão de que localidade receberá o projeto, assim como dia, horário e local em que ele ocorrerá, será feita pelos vereadores, cabendo à Mesa Diretora a deliberação. Tanto líderes de bancada quanto os demais parlamentares terão apenas cinco minutos para as falas e a comunidade, com nomes previamente inscritos, terá direito a 30 minutos para as manifestações, limitando o tempo individual a 10 minutos.  A participação dos 17 vereadores é obrigatória.

 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA