Política
10/05/2018 17:22:38, escrita por SERRANOSSA

Eleições 2018: domingo é dia de ir às urnas

No próximo domingo, dia 7 de outubro, 147,3 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher seus representantes. Em Bento Gonçalves, 89.380 eleitores estão aptos a votar. Destes, 45,1% já possuem título com identificação biométrica, embora a atualização ainda não seja obrigatória no município. 

No primeiro turno, o eleitor deve votar em seis candidatos, já que neste ano serão dois votos para o cargo de senador – em 2014 apenas um representante foi eleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois votos têm pesos iguais. Não existe prioridade em razão de o eleitor votar primeiro em um e depois em outro candidato. Outro ponto importante, segundo a Justiça Eleitoral, é que não é possível votar duas vezes no mesmo candidato. Em caso de repetição, o segundo voto é automaticamente anulado, sem prejudicar as demais votações.


 


DÚVIDAS FREQUENTES

PERDI MEU TÍTULO. POSSO VOTAR?

O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto. Se não souber, pode consultar o portal do TSE, no aplicativo e-Título ou nos assistentes virtuais do TSE no Twitter e Facebook. 

QUAIS DOCUMENTOS PRECISO LEVAR PARA VOTAR?

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNE) ou carteira nacional de habilitação. Tenha sempre em mãos seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android e iOS), que substitui o documento oficial com foto.

COMO FAÇO PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA ÀS ELEIÇÕES?

Tanto o eleitor no Brasil quanto aquele que está fora do país deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos portais do TSE e dos tribunais regionais eleitorais, no dia da votação ou de justificativa. 

QUAL O VALOR DA MULTA PARA QUEM NÃO VOTAR E NÃO JUSTIFICAR?

Quem não comparecer às urnas e não justificar a sua ausência em até 60 dias após a eleição ou, se se encontrava fora do país em até 30 dias depois do retorno, receberá multa de R$ 3,51 por turno. A multa pode ser paga em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas casas lotéricas. O eleitor que não pagar a multa fica em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá solicitar a certidão de quitação eleitoral. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VOTO EM BRANCO OU NULO?

A diferença está apenas na forma como o eleitor decide votar. O voto em branco é registrando quando o eleitor pressiona o botão “Branco” na urna eletrônica. Já o voto nulo é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão “Confirma”. Apenas votos válidos são considerados na contagem. Se a maioria dos eleitores votar nulo, seus votos serão descartados e ganhará o candidato com maior número de votos válidos. Mesmo que mais de 50% dos eleitores votem nulo, a eleição não é anulada.  

ONDE ENCONTRO MEU LOCAL DE VOTAÇÃO?

Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no endereço www.tse.jus.br. Em “Serviços ao eleitor”, clique em “Local de votação” e preencha os dados solicitados.

APURAÇÃO

Quem quiser acompanhar a apuração em tempo real pode baixar o aplicativo “Resultados”. A ferramenta é gratuita e está disponível para tablets e smartphones que operam com os sistemas Android e iOS. É possível pesquisar desde o desempenho de um determinado candidato por meio de consulta nominal até um dado mais nacional. Em decorrência da diferença de fuso horário, o TSE irá começar a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 19h (horário de Brasília), quando a votação estiver encerrada em todo o território nacional. Para os demais cargos, a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, respeitando o horário local.


Clique AQUI e confira a lista completa dos candidatos. 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA