Política
27/10/2018 14:00:15, escrita por SERRANOSSA

Domingo é dia de ir novamente às urnas

Neste domingo, dia 28, mais de 147 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher seus representantes. Em Bento Gonçalves, pouco mais de 89 mil eleitores estão aptos a votar. 

No segundo turno, o eleitor deve votar em apenas dois candidatos: para governador concorrem Eduardo Leite (PSDB – número 45 na urna) e José Ivo Sartori (MDB – 15), enquanto para presidente a escolha ficará entre Fernando Haddad (PT – 13) e Jair Bolsonaro (PSL – 17). O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens com idade entre 16 e 18 anos.

Justificativa
Na impossibilidade de comparecer às urnas no dia da eleição ou caso esteja fora de seu domicílio eleitoral, o eleitor deve justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido gratuitamente na página do TSE (www.tse.jus.br), nos cartórios eleitorais, ou, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

Resultados
Quem quiser acompanhar a apuração em tempo real pode baixar o aplicativo “Resultados”. A ferramenta é gratuita e está disponível para tablets e smartphones que operam com os sistemas Android e iOS. Para o cargo de presidente, os primeiros números começarão a ser divulgados a partir das 19h, horário em que todas as seções do território nacional já estarão fechadas – o Acre tem um fuso horário diferente e começa a votação duas horas depois do horário oficial de Brasília. Para os demais cargos, a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h.


 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA