Saúde
21/08/2019 09:18:04, escrita por SERRANOSSA

40 doações de córneas já foram captadas em Garibaldi

A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade, que tem o poder de transformar a vida do próximo

O Hospital Beneficente São Pedro, de Garibaldi, realiza a captação de córneas, em uma mobilização realizada conjuntamente à Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), LEO e Lions Clube, e o Banco de Olhos do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul. A equipe da SMS é capacitada para orientar os familiares para a doação, que deve ocorrer até seis horas após o falecimento, caso haja autorização. A técnica cirúrgica não causa deformação no rosto. 


Nos últimos três anos, cerca de 40 doações foram feitas no município. “Agradecemos aos garibaldenses que estão entendendo a importância de doar e mudar a vida de quem recebe”, incentiva a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes. 

 

Saiba mais
A córnea é um tecido transparente, sem vasos sanguíneos, com superfície lisa e brilhante, que se assemelha ao vidro de um relógio. Tem por função proteger o olho e prover condições óticas ideais para focar uma imagem nítida na retina. Mesmo pessoas com problemas de visão podem ser doadoras, caso as córneas não forem afetadas. Precisa de transplante quem tem alguma deformidade ou perda da transparência na córnea, impedindo a visão normal, causando deficiência ou cegueira.


Pode ser doadora de córneas toda a pessoa falecida entre 2 e 80 anos de idade, que não apresente infecção generalizada, hepatite (B ou C) ou AIDS, e que sinta a necessidade de ajudar o próximo. Para isso, é essencial manifestar em vida aos familiares a vontade de ser doador.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA