Saúde
18/10/2019 13:19:14, escrita por SERRANOSSA

Após homologação, Serviço de Oftalmologia do Hospital São Roque realiza primeiro transplante de córnea

Desde maio deste ano, o Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, realiza os mais diferentes procedimentos cirúrgicos na área da Oftalmologia. Recentemente a Instituição foi homologada pela Central de Transplantantes do Estado, ficando apta para realizar a captação e transplante de córneas. “Em setembro último, fomos visitados por uma comissão da Central que avaliou nossa estrutura e nossas equipes. No dia 24 recebemos a homologação. É uma chancela ao nosso trabalho, visando o crescimento com qualidade e segurança ao paciente”, explica a coordenadora do Hospital São Roque, Cátia Argenta.


Na última terça-feira, dia 15, aconteceu então o primeiro transplante de córnea, beneficiando o agricultor Carlos Antônio Rech, que mora no interior de Caxias do Sul. O procedimento foi realizado pelo Dr. Gino Neira Del Ben, que responde pelo serviço de oftalmologia no Hospital São Roque. O paciente já tinha realizado um transplante de córnea há mais de 5 anos atrás, após ter sua visão prejudicada por um fungo. “Eu já sou paciente do Dr. Gino em Caxias do Sul. Na primeira vez, fiz a cirurgia no Hospital Tacchini e tudo transcorreu com sucesso. Há uns dois anos comecei a ter problemas novamente, mas demorei um pouco mais para consultar. Quando visitei o doutor, não tive outra opção, se não fazer transplante”, relata o paciente, que ficou três meses na fila de espera. Ao receber a ligação confirmando a doação de uma córnea, o agricultor surpreendeu-se ao ouvir do seu médico que o procedimento ocorreria no Hospital São Roque. “Nunca tinha ido ao São Roque e essa foi uma experiência muito positiva. Fiquei surpreso com atendimento, que foi muito especial, não só comigo, mas com outras pessoas. Foi maravilhoso”, elogia.

Centro Oftalmológico do Hospital São Roque – Inaugurado em abril, o novo serviço recebeu investimentos em torno de R$ 500 mil, agregando ao Hospital São Roque o que há de melhor em serviços de oftalmologia. “Temos uma estrutura formidável em termos de organização, recepção aos pacientes e aparelhos modernos que garantem a segurança dos pacientes. Neste caso, especificamente, isso mostra o quanto estamos preparados para novos desafios e o seu Carlos, com certeza, vai voltar a enxergar muito bem”!, garante o médico oftalmologista.


No local será possível realizar cirurgias de:
- Facectomia com lente intra-ocular com faco-emulsificação;
- Pterígio - exerese;
- Cirurgia plástica de pálpebras;
- Calázio;
- Correção cirúrgica de ectrópio ou entrópio. 
- Correção de estrabismo;
- Transplante de córneas.


O serviço atende a convênios como Tacchimed, IPE Saúde, Cassi, Cabergs, Fusex, Saúde Caixa, Unimed e particulares.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA