Saúde
31/10/2019 08:20:55, escrita por SERRANOSSA

Farroupilha passa a ser referência em traumato-ortopedia para 34 municípios da Serra

Secretária Arita assinou na última quarta-feira, dia 30, a habilitação do Hospital São Carlos em traumatologia de alta complexidade

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou, na última quarta-feira, dia 30, do ato de assinatura da Portaria Estadual de Custeio da traumatologia de alta complexidade do Hospital São Carlos, em Farroupilha. A instituição passa a ser referência em alta complexidade em traumatologia e ortopedia para 34 municípios da região, que juntos somam uma população estimada de 500 mil pessoas. O hospital vai abrir as portas para atendimento de urgência e emergência a partir desta quinta-feira, dia 31.


Foto: Divulgação/SES 


“Hoje é um dia importante, uma vez que a lista de espera para atendimentos nessa área estava muito alta na região. Conseguimos encontrar uma maneira de resolver essa carência unindo esforços dos municípios, do Estado e da União. Desta forma, certamente o Hospital São Carlos vai responder às necessidades da população por meio de atendimentos de urgência e emergência, cirurgias eletivas, consultas e exames nessa área”, falou a secretária. “Esse é um momento especial para a serra gaúcha por este documento que estamos firmando aqui”, disse o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves.


O valor do contrato para o atendimento de traumatologia e ortopedia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é de aproximadamente R$ 420 mil por mês - um terço proveniente da União, um terço do Estado e um terço do conjunto de municípios beneficiados. Em relação ao repasse do Governo Federal, os recursos foram realocados do município de Caxias do Sul para Farroupilha, que passa a ser novamente referência para o tratamento de traumato-ortopedia de alta complexidade.
O hospital disponibilizará 8 leitos para essas duas especialidades, que terá capacidade de ofertar mais de 15 mil consultas e mais de mil cirurgias por ano. As cidades que passam a ter o São Carlos como referência para traumato-ortopedia são Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata, Alto Feliz, Antônio Prado, Bom Princípio, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Marcos, São Vendelino e Vale Real.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA