Saúde
12/03/2019 13:43:57, escrita por SERRANOSSA

Exames preventivos ao câncer de pele serão oferecidos neste sábado

Com o fim do ano, está chegando mais um Dezembro Laranja, mês da campanha de prevenção ao câncer de pele. No ano de 2019, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer de pele, para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na maioria dos casos.

 

Foto: Priscila Pilletti
 

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. No último mês do ano, sempre são realizadas ações para informar a população sobre as principais formas de prevenção.

Com o objetivo de alertar sobre a doença, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove a 17ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. A ação ocorrerá neste sábado, dia 7, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, dia dedicado a exames da população-alvo: pessoas com lesões sugestivas de câncer de pele

O posto estará aberto das 8h às 12h e das 13h às 15h. Pacientes que desejam participar devem agendar o atendimento a partir desta terça-feira, dia 3, pessoalmente ou pelo telefone (54) 3462 8138.

Identificação
A regra do “ABCDE da pinta” ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza a necessidade de um atendimento médico:

A - Assimetria: pintas perigosas tendem a ter um formato assimétrico.

B - Bordas: lesões malignas apresentam bordas irregulares, dentadas ou com sulcos.
C - Cor: a coloração não é a mesma em toda a pinta.

D - Diâmetro: lesões que crescem rápido de diâmetro, principalmente maiores que 6mm, levam a uma suspeita maior de lesão maligna. 

E - Evolução: toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, tamanho e relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA