Saúde
12/10/2019 14:36:28, escrita por SERRANOSSA

Hospital São Roque recebe troféu Distinção Qualis RS

O Hospital São Roque (Carlos Barbosa), que integra o Tacchini Sistema de Saúde, foi homenageado na última segunda-feira, dia 9, pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (Fehosul) por destacar-se no primeiro ciclo do Programa Qualis. A distinção tem por objetivo qualificar a gestão e a prestação de serviços na área da saúde, fundamentado em pilares do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA e de práticas relativas às ações de Segurança do Paciente, conforme preceitos da Anvisa, Ministério da Saúde e de reconhecidos organismos internacionais. 


Fotos: Divulgação Tacchini


A entrega do troféu aconteceu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e contou com a presença da coordenadora do Hospital São Roque, Cátia Argenta, além da diretora técnica do Hospital, Dra. Neusa Furlan, e da responsável técnica, enfermeira Aline Chassot. Esteve presente, também, o superintendente-executivo do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio. “O momento é de comemoração ao reconhecimento de um trabalho que envolveu toda a equipe. Isso chega para comprovar a seriedade que com trabalhamos para oferecer um ambiente seguro aos pacientes, seus acompanhantes, além das equipes de funcionários e médicos”, avalia a coordenadora do Hospital São Roque. Ela lembra que no Estado, apenas 18 hospitais possuem Acreditação ONA, de um total de 341 instituições. “É mais um motivo para celebrar os 60 anos do nosso município. Afinal, somos destaque no Estado e no país em termos de qualidade de vida, onde a saúde ocupa papel especial.

Além disso, somos a Capital Nacional do Futsal e sede de um Hospital que prima pela qualidade e segurança nos serviços prestados à Comunidade de Carlos Barbosa e região”, comemora.

O Hospital São Roque foi a única instituição da região da Serra Gaúcha a receber o reconhecimento da entidade. Os demais homenageados são de Porto Alegre e de Passo Fundo. 

Fotos: Divulgação Tacchini


Programa Qualis/RS
Dividido em quatro etapas (educação, diagnóstico organizacional, acompanhamento e avaliação da instituição), o programa Qualis foi lançado pela Fehosul em 2017. O primeiro ciclo foi encerrado em agosto do ano passado, reunindo 9 hospitais, clínicas e laboratórios. O Hospital São Roque aderiu ao programa e cumpriu todas as etapas, o que resultou na Acreditação ONA nível 1. “Após essa certificação, o trabalho teve continuidade através de visitas de acompanhamento, a fim de evidenciar nossa busca incessante pela qualidade e foco na segurança dos pacientes”, explica Cátia.

Atualmente, as equipes administrativa e assistencial do Hospital São Roque trabalham incessantemente, focadas em seis metas de segurança: correta identificação do paciente;  constante comunicação das equipes com pacientes e seus acompanhantes; cuidado no uso seguro de medicamentos; checagem quanto à cirurgia segura; lavagem das mãos e prevenção de quedas e lesões por pressão.




Curta o SERRANOSSA