Saúde
13/12/2019 14:10:21, escrita por SERRANOSSA

Testes rápidos para DSTs serão oferecidos neste sábado

No mês de combate à Aids, a Secretaria Municipal da Saúde de Garibaldi oferece mais uma ação voltada à prevenção da doença e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Neste sábado, dia 14, testes rápidos para Aids, sífilis e hepatites B e C serão oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 13h.


Foto: Ana Biondo

Na última ação realizada, no dia 2 deste mês, na praça Loureiro da Silva, cerca de 80 testes foram aplicados e houve casos positivos em cada uma das doenças.

“Isso demonstra que esta é uma realidade presente em Garibaldi e é preciso que os portadores tenham consciência, para poder receber o tratamento adequado e não transmitirem a doença a mais pessoas”, avalia a secretária Simone Agostini de Moraes.

Os testes rápidos para diagnóstico do HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são disponibilizados permanentemente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) garibaldenses, sob agendamento.

 

Realidade em Garibaldi
No município, atualmente há 90 casos de contaminação por HIV notificados, dentre os quais 83 pacientes recebem acompanhamento no Serviço de Atendimento Especializado (SEA) em Bento Gonçalves, referência para a região. São 45 homens e 38 mulheres, em sua maioria na faixa dos 20 aos 34 anos de idade.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA