Saúde
06/05/2020 09:11:17, escrita por SERRANOSSA

Bento Gonçalves passa a contar com mais 5 leitos de UTI SUS exclusivos para COVID-19

Nessa quinta-feira, 05/06, o prefeito Guilherme Pasin assinou o termo de aditamento contratual com o Hospital Tacchini para locação de mais 5 leitos de UTI Adulta SUS para Bento Gonçalves. As acomodações serão exclusivas para tratar pacientes com a COVID-19. 

A solicitação dos 5 novos leitos SUS foi realizada pelo Tacchini ainda na metade do mês de maio, mas o hospital ainda aguarda a habilitação pelo Ministério da Saúde. O pedido foi necessário pela grande demanda que o Tacchini está recebendo devido à pandemia do novo Coronavírus, o que tem levado a transferências de moradores de Bento Gonçalves para hospitais de outros municípios gaúchos, como Canoas, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul. Essas transferências ficam a cargo da Central de Leitos do Estado, que define qual hospital tem a melhor estrutura para atender cada paciente.


 

Agora, com o contrato de aluguel, a prefeitura de Bento Gonçalves custeará os R$ 1,6 mil da diária de cada um dos 5 leitos utilizados, até que a habilitação seja efetuada. Após, os valores passarão a ser custeados pelo Governo Federal. 

Dessa forma, o Tacchini passa a contar com 18 leitos de UTI Adulta SUS, sendo 5 exclusivos para pacientes com Coronavírus. Para o privado, são 17 leitos. Além desses, o hospital conta com 5 acomodações provisórias, adequadas exclusivamente para a pandemia.

Assim que habilitados pelo Ministério da Saúde, os 5 novos leitos SUS exclusivos para a COVID-19 terão validade de 90 dias.

Foto: André Azevedo




Curta o SERRANOSSA