Saúde
15/01/2021 14:48:10, escrita por SERRANOSSA

Manaus (AM) começa a transferência de 235 pacientes com covid-19 para oito estados

O governo do Amazonas informou nesta sexta-feira (15/01) que 235 pacientes com covid-19 serão transferidos de Manaus para São Luís (MA), Teresina (PI), João Pessoa (PB); Natal (RN); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Recife (PE) e para o Distrito Federal. 

Na última quinta-feira (14/01), o Rio Grande do Sul se colocou à disposição para receber pacientes de hospitais de Manaus. Embora tenha disponibilizado sua rede, o RS ainda não recebeu qualquer pedido para uso dos leitos. Quem está fazendo o remanejamento, além do governo amazonense, é o Ministério da Saúde. 

Por causa do coronavírus, o consumo de oxigênio em unidades de saúde de Manaus aumentou e, na quinta-feira, profissionais que atuam no combate à covid-19 denunciaram que parte dos hospitais zerou o estoque do insumo, que é essencial para o tratamento de pacientes internados com a doença. 

Segundo o Ministério da Saúde, as transferências ocorrerão por via aérea. A pasta informou ainda que os pacientes que serão trasladados atendem a critérios clínicos definidos pela equipe médica. O transporte será feito em parceria com o Ministério da Defesa por duas aeronaves da Força Aérea Brasileira com capacidade de 25 pacientes deitados em macas.




Curta o SERRANOSSA