Saúde
03/12/2021 09:50:33, escrita por SERRANOSSA

RS abrirá mais 183 leitos de UTI nos próximos 15 dias

O Rio Grande do Sul deverá passar a conta com mais 183 leitos de UTI adulto nos próximos 15 dias, a fim de atender pacientes COVID no Estado. A abertura será possível por meio da locação e aquisição de novos equipamentos, da doação de 10 respiradores pela empresa JBS e mais 50 anunciados pelo Ministério da Saúde na quinta-feira, 11/03. 

Entre os municípios que irão abrir leitos estão Santo Antônio da Patrulha, Palmeira das Missões, Esteio, Alvorada e Cachoeirinha.

O pedido de habilitação dos novos leitos será encaminhado pela SES ao Ministério da Saúde, responsável por conceder e renovar habilitações e pagar as diárias de UTI aos hospitais.

Em outra frente, a SES, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), implementou um instrumento para intensificar o empréstimo de respiradores, monitores e até de camas entre as instituições de saúde do Estado. Dirigentes de hospitais devem preencher o formulário e indicar se têm algum tipo de equipamento disponível. De posse dos dados fornecidos, SES e Cosems estão compartilhando as informações e agilizando as trocas.

“Possivelmente ainda há, em alguns hospitais que não têm UTI, equipamentos sem uso que possam ser emprestados a hospitais com UTI, como fez o hospital de Júlio de Castilhos, que cedeu um respirador para Faxinal de Soturno”, diz a secretária da Saúde, Arita Bergmann.




Curta o SERRANOSSA