Saúde
06/11/2021 14:45:14, escrita por SERRANOSSA

Scanner intraoral: um novo aliado na rotina da Oral Unic

As inovações tecnológicas estão revolucionando a relação dentista-paciente, já que melhoram a comunicação, tornam os tratamentos mais previsíveis e oferecem mais conforto aos pacientes durante os procedimentos. Aqui na Oral Unic Bento Gonçalves estamos sempre à frente, além de já contarmos com o RX panorâmico digital e tomografia computadorizada, na própria clínica, agora anunciamos a compra de mais um aliado a diagnósticos e tratamentos: o scanner intraoral!

Você já conhece o escaneamento intraoral? É um procedimento recente que tem a função de escanear digitalmente a arcada dentária do paciente, sem a necessidade do processo de moldagem com aquela massinha rosa. Além do mais, esse processo usa da tecnologia para diminuir o tempo e aumentar a precisão dos resultados. 

O scanner intraoral é o principal meio de conversão da clínica odontológica para trabalhar com Odontologia 3D. Este é um equipamento muito importante a ser incorporado à rotina diária. Além de excluir formas convencionais de trabalho como a moldagem, o scanner nos traz inúmeros benefícios para um fluxo digital mais rápido e eficiente. O procedimento é feito todo com uma máquina de escaneamento. Essa ferramenta é inserida na área onde ficam os dentes e gengivas, projetando uma luz sobre toda a superfície. “A luz refletida é captada por seu sensor de imagem e o software de escaneamento gera uma nuvem de pontos que serão triangulados após tomadas sucessivas de imagem gerando um modelo tridimensional superficial do paciente”. O processo gera o modelo virtual da arcada do paciente, copiando tanto os tecidos duros, dentes, quanto os moles, gengiva. Com isso, o profissional pode avaliar melhor quais procedimentos fazer e consegue ter mais precisão em suas decisões.

Além de diminuir o tempo do procedimento e aumentar a precisão, o escaneamento intraoral pode ser a solução para alguns pacientes que têm dificuldade de realizar o processo de moldagem convencional. Aposto que alguma vez na vida você já precisou fazer. É um método em que se morde uma moldeira com um gel rosa e tem de ficar com ela por alguns minutos. Alguns pacientes relatam um certo desconforto, mas existem aqueles que realmente não conseguem realizar esse tipo de exame. É o caso de pacientes com deformidades anatômicas no palato, ou seja, no céu da boca. Com eles, o material de moldagem pode escoar e acarretar náuseas dificultando o tratamento.

A aquisição do scanner intraoral pode ser um fator determinante, diagnósticos serão aprimorados pela possibilidade de combinar materiais variados, como radiografias, tomografias, fotografias e dados do exame clínico, em algum software visualizador que descreve com exatidão as características clínicas de cada paciente, e com todos os seus dados clínicos fáceis de serem acessados e averiguados, e tudo isso sem sair da Oral Unic, unindo tecnologia e mão de obra qualificada para melhor atendê-los. 

Conheça o tratamento mais humano aliado à tecnologia, agende já sua avaliação pelos telefones 3057 1007 ou 99925 1007 e faça parte da família Oral Unic!

Bruna Portela Torres
Oral Unic Bento Gonçalves
Rua Xingu, 235, bairro Cidade Alta, Bento
Telefone: (54) 3057-1007
Face: @oralunicbentogonçalves
Insta: @oralunicbento




Curta o SERRANOSSA