Saúde
08/04/2021 12:38:30, escrita por SERRANOSSA

Falta de sangue pode afetar retorno de cirurgias eletivas no Tacchini

Nas últimas semanas, o Hospital Tacchini tem retomado gradativamente a realização das cirurgias eletivas, represadas em função das restrições impostas pela pandemia. Nos últimos dias, o Centro Cirúrgico trabalha com cerca de 80% da capacidade. No entanto, esse retorno tem sido ameaçado por outro problema: a falta de doações de sangue. 


Os estoques do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs), espaço que coleta, armazena e distribui as doações para todos os hospitais da região serrana do Rio Grande do Sul, estão abaixo dos níveis mínimos. O Hemocs está com 20% do estoque necessário de sangue O+ e A+, que são os tipos sanguíneos mais utilizados na região. 


A reposição diária de sangue O- no Hospital Tacchini, por exemplo, que antes da pandemia era de 15 bolsas, tem chegado a no máximo três no último mês. A variedade é a mais requisitada, uma vez que é também utilizada em procedimentos de urgência, como politraumatismos, em que não há tempo hábil para fazer o teste para definir a tipagem sanguínea.


A falta de sangue tem exigido a readequação de algumas cirurgias de grande porte, como as realizadas em órgãos abdominais e torácicos, crânio, coluna, as ortopédicas e vasculares. Cada caso tem sido avaliado individualmente junto com a equipe multiprofissional, definindo a necessidade ou não de bolsas de sangue. 


Como fazer sua doação


O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, mas sim uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta. Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul. 


Durante a pandemia, o cuidado com segurança durante a viagem é redobrado. O veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores são orientados a permanecerem de máscara durante toda a viagem. 


Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula. 
 




Curta o SERRANOSSA