Segurança
02/11/2011 09:52:21, escrita por SERRANOSSA

Para não precisar ir até a delegacia

Perda de documentos ou celulares e acidentes de trânsito podem ser registradas via internet

Das 1.246 pessoas que procuram a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (DPPA) no mês de janeiro, 450 não precisariam ter ido até o local para registrar uma ocorrência. Isto porque já existe uma ferramenta útil para quem perdeu documentos ou objetos ou sofreu acidentes de carro com apenas danos materiais. Trata-se da Delegacia On-line, um site no qual ocorrências deste tipo podem ser registradas sem a necessidade de a pessoa se dirigir até a delegacia e com o mesmo retorno da ocorrência tradicional.

O processo é simples e, na maior parte das vezes, muito mais rápido do que o atendimento presencial da delegacia. Basta acessar o site www.delegaciaonline.rs.gov.br e seguir as orientações da própria página, que são bastante didáticas e, inclusive, ilustradas. Podem ser registrados: perda ou furto de documentos, celulares, talões de notas fiscais, cheques avulsos ou em talão, cartão de crédito ou objeto e acidente de trânsito com danos materiais.

Apesar da ampla divulgação dada ao assunto, poucas são as pessoas que utilizam esta facilidade. É o caso da estudante Débora Cerchiari, que perdeu seus documentos há alguns dias e utilizou o serviço. “Foi bem rápido, o site está bem explicado e inclusive descreve diferenças entre crimes como furto e roubo, achei bem prática e acessível”, comenta. Débora conta também que gostou do sistema de receber notificações por e-mail sobre a situação da ocorrência. Quando localizou os documentos, no entanto, precisou ir até a delegacia para registrar a localização, uma vez que o registro de localização ainda não está disponível na página.

O que pode ser registrado on-line

Site: www.delegaciaonline.rs.gov.br

Perda ou furto de documentos, celulares, talões de notas fiscais, cheques avulsos ou em talão, cartão de crédito ou objeto;

Acidente de trânsito com danos materiais.

Importante: Via internet é aceito somente registro de ocorrências de furto (quando o objeto foi retirado sem uso de violência). Casos de roubo (com uso de violência), bem como outros crimes que envolvam pessoas feridas, devem ser registrados pessoalmente na DPPA

Ocorrências de janeiro

Perda de documentos: 279

Furto ou perda de celular: 122

Acidentes de trânsito só com danos materiais: 49

Total: 450 ocorrências que poderiam ter sido registradas através da Delegacia On-line

 

Greice Scotton

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br




Curta o SERRANOSSA