Segurança
24/05/2019 17:21:27, escrita por SERRANOSSA

Números da Secretaria de Segurança mostram redução da criminalidade em Bento Gonçalves

A Secretaria Municipal de Segurança de Bento Gonçalves apresentou na tarde desta sexta-feira, dia 24, números relativos a estatísticas da criminalidade durante prestação de contas à imprensa. De acordo com o secretário José Paulo Marinho, todos os crimes analisados tiveram redução que varia de 29,41% a 58,42% na comparação entre 2018 e 2019.

Estatísticas

Roubo de veículos -29,41%
Roubo a estabelecimento comercial -35,29%
Roubo a coletivo e táxi -33,33%
Roubo a pedestre -46,38%
Roubo a residência -33,33%
Furtos e arrombamentos -58,42%
Homicídio doloso -43,48%

Segundo ele, a melhora nos índices é fruto de um esforço concentrado em ações de prevenção e políticas públicas. Entre elas, Marinho citou o programa Sou+Bento, que aproxima o Poder Público das comunidades e ações de modernização, entre as quais do DMT e da Área Azul.

Novo presídio

A transferência de presos para o novo presídio deve iniciar em junho, de acordo com o anunciado pela prefeitura. A obra está pronta e a estrutura já está sendo mobiliada e recebendo instalações necessárias para o funcionamento. "É uma demanda de mais de 30 anos e um trabalho que começamos em 2013", disse o prefeito Guilherme Pasin.

Equipamentos

Marinho citou também conquistas dos últimos dois anos em relação a emendas parlamentares que somam R$ 1,3 milhão. A verba foi utilizada para compra de 31 coletes à prova de bala, 7 viaturas SUV, 7 fuzis 5,56mm e 14 câmeras de videomonitoramento. Parte dos equipamentos será entregue na próxima segunda-feira.

Cercamento eletrônico

O secretário também citou como um investimento que já começa a surtir efeitos o cercamento eletrônico em nível regional. Foram investidos cerca de R$ 345 mil na aquisição de 47 câmeras inteligentes capazes de identificar placas de veículos em situação de furto/roubo ou com irregularidades e alertar a BM para que medidas sejam tomadas. 

Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal está em fase final de formação. Segundo Marinho, a apresentação das fardas e das viaturas acontece no dia 11 de junho e no dia 13, feriado municipal em honra ao Padroeiro Santo Antônio, os agentes já realizam estágio operacional. A formatura está marcada para a segunda quinzena de julho, quando a Guarda começa efetivamente a funcionar. O armamento, as munições e os coletes já estão sendo adquiridos. Marinho também informou que todas as autorizações junto ao Exército e à Polícia Federal, que regulamentam o serviço, já estão aprovadas.

Mudança no comando da secretaria

Durante o encontro, o prefeito Guilherme Pasin anunciou a exoneração do secretário de Segurança Pública José Paulo Marinho. O afastamento, segundo o prefeito, é motivado por questões pessoais e de saúde, especificamente problemas cardíacos. O novo secretário será o capitão Diego Caetano de Souza, da Brigada Militar, que deve assumir no próximo dia 30 ou tão logo a parte burocrática da cedência por parte do Estado for finalizada. Saiba mais: https://serranossa.com.br/noticia/seguranca/83682/jose-paulo-marinho-deixa-secretaria-da-seguranca-publica



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA