Segurança
10/04/2019 15:05:25, escrita por Greice Scotton Locatelli

Um desafio com o peso das raízes: tenente-coronel Paulo César de Carvalho assume comando do 3º Bpat

Uma história de amor às raízes, mesmo tendo nascido e sido criado há mais de 200km de Bento Gonçalves. O tenente-coronel Paulo César de Carvalho, novo comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), nasceu e foi criado em Passo Fundo (RS), mas é um apaixonado pela Capital do Vinho. A família dele saiu de Verona, na Itália, a bordo do Navio Colombo e chegou ao Brasil em 1882. O bisavô, Abramo Venturini, então com 11 anos de idade, veio com seus pais, Antônio e Santa, e três irmãs: Elisa, Lúcia e Helena. Depois de desembarcarem no Rio de Janeiro, eles seguiram para Porto Alegre e posteriormente se estabeleceram em Bento Gonçalves. Hoje, 137 anos depois, o tenente-coronel assume o comando da Brigada Militar de Bento Gonçalves com uma missão tão desafiadora quanto a de seus antepassados.

 


 

A posse oficial aconteceu no último dia 26, mas a dedicação começou antes disso, tanto que há vários projetos que já estão em andamento. Um deles, a criação da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) em Bento Gonçalves, já está em fase de treinamento com os 6 primeiros policiais que integrarão o grupo. Há ainda outras iniciativas, como a Bike Patrulha, que está em fase de desenvolvimento e prevê patrulhamento em áreas planas específicas, como o centro ou roteiros turísticos, com policiais utilizando uniformes diferenciados e que saibam se comunicar também em outro idioma.

Mas o maior desafio não é algo facilmente mensurável: o novo comandante quer provar que Bento Gonçalves está muito longe de ser uma cidade insegura. “Estamos sendo desafiados pelo fenômeno da violência, cujos casos, em sua maioria, estão restritos a disputas entre facções criminosas. Fora os homicídios, todas as demais estatísticas apresentaram redução significativa, o que mostra que estamos no caminho certo”, argumenta. 

Ele apresenta dados que mostram uma diminuição de 49% do número de furtos e roubos neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. “Desde setembro, quando assumi o comando do 3º BPAT, a Brigada Militar vem desenvolvendo ações de policiamento ostensivo e preventivo, através da utilização do sistema de inteligência e da realização de barreiras e abordagens em pontos estratégicos e críticos para as áreas de crime, a fim de coibir todo tipo de ação delituosa. Essas abordagens continuarão sendo feitas de forma generalizada”, garante.


 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA