Segurança
27/12/2019 13:23:32, escrita por SERRANOSSA

Bento apresenta queda nos índices de criminalidade em 2019

Devido ao intenso trabalho de segurança em Bento Gonçalves, as estatísticas relativas a crimes como roubo, furto e arrombamentos apresentaram queda neste ano. Segundo dados da Secretaria de Segurança, de janeiro a dezembro deste ano o município registrou queda de 61,46% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 36,07% no furto e roubo de veículos e 56,61% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

 


 

Conforme o Secretário de Segurança, Capitão Diego Caetano de Souza os índices de homicídios encontram-se estáveis, sendo que setembro, outubro e novembro os dados foram menores do que em 2018. "Os índices de homicídio para a cidade de Bento Gonçalves encontram-se estáveis desde agosto, em setembro tivemos a menor média dos últimos 11 anos se considerarmos o Painel de Resultados da Brigada Militar", disse.

 


 

 
O planejamento de ações conjuntas entre as forças de segurança e informações do setor de inteligência auxiliam no planejamento das operações, sendo um dos fatores que contribuíram para queda dos índices. 
 
A Polícia Civil montou uma força tarefa com reforço de efetivo de Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi com a finalidade de investigar os homicídios.  Além disso, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (DPPA)  conta com reforço de policiais, também oriundos de outras cidades, reforçando o órgão na operação Verão.

 


Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM). Foto: Greice Scotton Locatelli


 
Também desde o início de dezembro o 3º BPAT realiza Operação Papai Noel, que opera junto ao POE, ROCAM, Guarda Civil Municipal e Agentes Municipais de Trânsito. O emprego estratégico da Brigada Militar, em pontos e horários específicos, busca coibir crimes como furtos e roubos a pedestres e, também, a estabelecimentos comerciais. Além do efetivo, a cidade recebe 14 policiais vindos de Porto Alegre, que atuam de quinta-feira a domingo.

 


Lançamento da Operação Papai Noel 2019 (Foto: Greice Scotton Locatelli/Arquivo) 


A Serra passou a contar com o 4º BPChoque, o batalhão com 110 policiais militares divididos em quatro pelotões atende 66 municípios da região. A unidade tem no comando o Major Álvaro Martinelli. 

 


Guarda Civil Municipal (GCM). Foto: Greice Scotton Locatelli/Arquivo

 

 
Guarda Civil Municipal

Para garantir a segurança dos munícipes, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza diversas ações de patrulhamento preventivo nos bairros da Cidade. As operações, que visam estreitar a relação entre o órgão e a população, são constantes e itinerantes, de acordo com a necessidade de cada região. Desde o início dos trabalhos a Guarda realizou cerca de 1.000 autuações.
 
Investimentos

Neste ano, através de emenda da bancada Gaúcha, o Município recebeu cinco viaturas para a Brigada Militar e três fuzis para a Polícia Civil. Além de 14 câmeras de videomonitoramento e coletes. Em Bento Gonçalves, através da administração Municipal, foram instaladas 43 câmeras de videomonitoramento, dessas, oito estão com o sistema LPR, que realiza a identificação de veículos furtados e roubados.
 
Além disso, a Prefeitura instalou 240 quilômetros de fibra ótica, possibilitando o monitoramento das comunidades do interior. O Poder Público também é responsável pela manutenção de todas as câmeras de videomonitoramento.
 
O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Operações, instalado na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT). A Prefeitura conta ainda com 49 servidores cedidos para as forças de segurança.

 


Centro Integrado de Operações (CIOp). Foto: Exata Comunicação




Curta o SERRANOSSA