Segurança
01/02/2020 12:31:02, escrita por SERRANOSSA

Balanço aponta que Guarda Civil realizou 1.062 abordagens e prendeu 51 pessoas em 2019

Cinco meses após o início das atividades da Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria de Segurança divulga o balanço das ações realizadas pelos 18 agentes na cidade. Foram 51 prisões e 1.062 abordagens.

A GCM realiza diversas ações de patrulhamento preventivo nos bairros da cidade. As operações, que visam estreitar a relação entre o órgão e a população, são constantes e itinerantes, de acordo com a necessidade de cada região. "A Guarda está inserida na comunidade, foram feitas diversas ações nos bairros para que os agentes se familiarizassem com as comunidades e pudessem entender o contexto de cada local. Nossos planejamentos de ações são realizados com estes dados. Além disso, a Guarda participa de ações conjuntas com as forças de segurança", destaca o secretário de Segurança, Diego Caetano de Souza.

Ainda conforme o secretário as 51 prisões envolvem posse de entorpecentes, embriaguez, furto qualificado, direção perigosa, mandado de prisão em aberto e perturbação do sossego, entre outros crimes. Além disso, foram apreendidas 61 porções de maconha e 4,52g de cocaína, facas e munições.

Com o convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado, Bento foi o primeiro município cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. As 776 horas/aula foram ministradas por instrutores capacitados, oficiais da Brigada Militar, delegados de polícia e agentes de segurança de outras instituições.

 


Foto: José Martim Estefanon

 

Queda no índice de criminalidade

Segundo dados da Secretaria de Segurança, de janeiro a dezembro deste ano o município registrou queda de 61,46% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 36,07% furto e roubo de veículos e 56,61% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018. Os índices de homicídios encerraram estáveis, sendo que setembro, outubro e novembro os dados foram menores do que em 2018. Em setembro foi registrada a menor média dos últimos 11 anos, de acordo com o Painel de Resultados da Brigada Militar. Clique aqui para conferir a reportagem completa.




Curta o SERRANOSSA