Segurança
22/05/2020 16:56:14, escrita por Eduarda Bucco

Brigada Militar reforça a utilização de WhatsApp apenas para denúncias

Emergências devem ser informadas pelo telefone 190 para agilizar o atendimento

Desde o ano passado, o 3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3° BPAT), com sede em Bento Gonçalves, passou a utilizar um número de WhatsApp como ferramenta de comunicação com a comunidade. O número (54) 99657 1353 é amplamente divulgado pelo batalhão para que as pessoas possam realizar denúncias de pontos de tráfico, indivíduos foragidos e veículos em situação de furto/roubo, por exemplo, além de enviar imagens de criminosos, armas e drogas. O sigilo é garantido.

Entretanto, alguns moradores têm confundido o uso do WhatsApp e do telefone 190. O alerta é feito pelo comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho. Ele esclarece que o canal prioritário para acionar a BM imediatamente, quando estiver ocorrendo um crime ou em situações graves, é o telefone 190. “Tivemos recentemente a ocorrência de um assalto, no qual as vítimas relataram o fato pelo WhatsApp. Isso atrasou o deslocamento de viaturas para a localização dos criminosos”, comenta. 

As informações repassadas pelo 190 caem diretamente no Centro Integrado de Operações (CIOp), onde policiais militares recebem em tempo real e acionam a guarnição que estiver mais próximo do local da ocorrência.  No CIOp também são controladas as 28 câmeras de videomonitoramento alocadas nas áreas urbanas e nas entradas de Bento Gonçalves.

 


 

ENTENDA MELHOR

Para acionar a BM, em situações de urgência (crimes): telefone 190 

Para fazer denúncias sobre pontos de tráfico, foragidos e veículos em situação de furto/roubo ou para enviar imagens de criminosos, armas e drogas: WhatsApp, pelo telefone (54) 99657 1353
 




Curta o SERRANOSSA