Trânsito
15/10/2019 10:22:16, escrita por SERRANOSSA

Quase 20 mil veículos fiscalizados na Viagem Segura de Nossa Senhora

A 108ª edição da Viagem Segura no feriado de Nossa Senhora Aparecida encerrou-se à meia-noite do domingo (13) com fiscalização de 19.339 veículos por agentes da Brigada Militar e seu Comando Rodoviário (CRBM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Juntos, os órgãos registraram 8.108 infrações. Desde a zero hora da sexta-feira (11), foram recolhidos 436 veículos e 249 carteiras de habilitação irregulares.

O esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução da acidentalidade se refletiu em um número reduzido de mortes no trânsito. Nos três dias ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 188 acidentes de sexta a domingo, que resultaram em 161 feridos e três mortos no local. No ano passado, em quatro dias ocorreram 15 acidentes fatais, que resultaram em 21 mortes, contabilizado o acompanhamento das vítimas até 30 dias após a ocorrência. Entre os anos de 2007 a 2018, o feriado de Nossa Senhora teve, em média, 6,51 mortes por dia.

A diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, ressalta a importância da participação da sociedade para a redução da violência do trânsito, que geralmente se agrava em feriados e datas festivas. “Apesar do número reduzido de mortes, não há o que comemorar. Três pessoas perderam a vida no trânsito do Rio Grande do Sul no último final de semana. São três famílias impactadas pela dor imensurável da perda de um ente querido. Nossa luta é perseguir diariamente o índice de morte zero no trânsito. As ações de governo, aliadas à educação e ao comprometimento de todos, são o caminho para um retorno tranquilo para casa.”

Os órgãos de fiscalização aplicaram 3.538 testes de etilômetro, o popular bafômetro, e autuaram 74 condutores por embriaguez, dos quais 17, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias. Outros 211 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro. Todos esses 285 condutores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir contra o infrator.

Um dos principais programas de segurança no trânsito do Estado, a Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Desde seu lançamento, em 2011, foram abordados 5.756.514 veículos, o que corresponde a 83,4% da frota do RS, que é de 6.901.309 (até agosto/2019).



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA