Trânsito
13/05/2020 13:08:15, escrita por Eduarda Bucco

Efeitos da pandemia: número de acidentes de trânsito em Bento tem redução de mais de 50% em abril

A pandemia do novo Coronavírus tem causado tristes consequências em todo o mundo. Mas além dos efeitos negativos, algumas mudanças positivas vêm sendo percebidas em diversos países, inclusive no Brasil. De acordo com satélites da Agência Espacial Europeira (ESA, na sigla em inglês), os grandes centros urbanos brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, estão com menos poluentes na atmosfera, devido à redução de automóveis nas ruas e de fábricas em funcionamento. 
Em Bento Gonçalves, menos carros circulando nas ruas teve outro efeito positivo: a redução no número de acidentes. De acordo com informações do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), em abril deste ano a redução no número de acidentes com danos materiais foi de 56%, em comparação ao mesmo período do ano passado. No total, foram 39 acidentes registrados no município, ante 88 em abril de 2019. 



A redução durante o período também foi sentida nos acidentes com lesões, os quais são atendidos pelo 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT). Em abril deste ano, foram registrados 20 acidentes, ante 32 no ano passado, uma redução de quase 40%. 

Apesar das diminuições no número de acidentes por conta da pandemia, neste mês de maio, ações da campanha Maio Amarelo continuam sendo realizadas em todo o Brasil. O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Atualmente, o Brasil é o 5º país, entre 178 pesquisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com maior índice de mortes no trânsito. 

Neste ano, devido à pandemia, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu focar no formato digital, transferindo as ações presenciais para o mês de setembro.  Dessa forma, a campanha será disseminada via rede sociais e sites oficiais do governo federal, sob o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”. “Estamos focados no enfrentamento à COVID, mas buscaremos manter ações de conscientização também em relação ao Maio Amarelo”, afirma o secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Diego Caetano de Souza. 

Número de acidentes de trânsito em Bento Gonçalves

Acidentes com danos materiais:

2020
Janeiro: 106
Fevereiro: 90
Março: 67
Abril: 39
Total: 302

2019
Janeiro: 75
Fevereiro: 80
Março: 81
Abril: 88
Total: 324

Acidentes com lesões:

2020
Janeiro: 27
Fevereiro: 28
Março: 19
Abril: 20

2019
Janeiro: 32
Fevereiro: 29
Março: 26
Abril: 32

Foto: Freepik
 




Curta o SERRANOSSA