Vida & Estilo
17/01/2011 10:17:38, escrita por SERRANOSSA

Resultados da ortodontia exigem manutenção

Depois da retirada do aparelho, o ideal é utilizar contenção para manter os dentes na posição certa

Dentes tortos, separados ou muito juntos. Quem enfrenta este tipo de problemas sabe como ele pode tornar o rosto desarmônico e o quanto demora para ser resolvido. Às vezes é necessário passar meses e até anos usando o aparelho fixo.

Os resultados destes tratamentos costumam ser bastante satisfatórios, mas precisam de manutenção para que sejam permanentes. Além dos cuidados tradicionais com a saúde bucal voltados para a escovação depois das refeições e o uso de fio dental, o ideal é fazer uso da contenção ortodôntica, dispositivo que atenua a movimentação dos dentes após a retirada do aparelho.

O especialista em ortodontia Claudionir da Costa explica que tal dispositivo existe em duas versões: móvel e fixa. A primeira, habitualmente é utilizada na parte superior e a segunda na inferior por um tempo estimado em cinco anos. “Esta é uma maneira de mantermos a estabilidade da oclusão que conseguimos com o aparelho”. Se o aparelho ortodôntico é removido e o paciente não usa a contenção, poderá perder parte do efeito obtido.

A contenção também é uma aliada da estética no caso de pessoas que nunca utilizaram aparelho, para evitar que os dentes entortem com o passar dos anos. “Existem autores que falam em ruga da boca, que seria uma marca da idade. Ela se manifesta com o amontoamento dos incisivos. A contenção serviria para manter a estabilidade”, elucida o especialista.

Confira o texto completo na edição 290.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA