Vida & Estilo
17/02/2012 15:13:18, escrita por SERRANOSSA

Ácaros: grandes vilões das alergias

Pano úmido, ambiente arejado e roupas de cama lavadas com água aquecida ajudam a amenizar problema

Seres minúsculos, pertencentes à família dos aracnídeos, os ácaros são responsáveis pela maioria das alergias humanas (rinite, asma alérgica e dermatite). Eles vivem livremente no solo ou na água e algumas espécies são parasitas de plantas e animais. Por serem muito pequenos, dificilmente são percebidos. Os ácaros podem ser encontrados em maior quantidade em colchões, tapetes, bichos de pelúcia e roupas de cama, locais que acumulam fragmentos de descamação de pele.  Por ser impossível se livrar dos ácaros, o mais indicado é realizar a prevenção e evitar que eles se propaguem.

O médico alergista Cassiano Marçal Mescka diz que existem vários tipos de ácaros. “O mais relacionado com a alergia é o Dermatophagoides, [nome que significa aquele que se alimenta de pele], visto que uma de suas fontes de alimentos é a descamação da pele”, explica. O perigo, para pessoas alérgicas, é inalar a poeira fina, oriunda dos excrementos e da morte dos animais. “Fragmentos desses insetos estimulam o sistema imunológico de pessoas predispostas, fazendo com que elas desenvolvam sintomas respiratórios, como rinite, asma e conjuntivite alérgica, além de alterações na pele, conhecidas como dermatite atópica”, explica.

Os ácaros não transmitem nenhum tipo de doença. “Existem exames específicos que analisam a pele do paciente ou são feitos em laboratório para identificar a sensibilidade aos ácaros e saber ao que a pessoa é alérgica. Junto com o tratamento medicamentoso, evitar o contato auxilia muito na diminuição dos sintomas”, ressalta.

Para evitar acúmulo de ácaros

* Deixar o ambiente sempre bem arejado e ventilado;

* Pessoas alérgicas devem evitar pisos com carpetes e tapetes. São indicados pisos de madeira ou cerâmica;

* Utilizar capas impermeáveis antialérgicas em colchões e travesseiros;

* Roupas de cama devem ser lavadas com frequência e com água aquecida;

* Utilizar aspirador de pó na limpeza da casa, para evitar que levante poeira;

* Carpetes devem ser varridos ou aspirados diariamente. Duas vezes por semana é aconselhado passar um pano úmido;

* Colchões devem ser lavados uma vez por mês, com pano úmido e escova de cerda duras;

* Evitar acúmulo de jornais, revistas, livros e brinquedos de pelúcia nos quartos;

* Bichos de pelúcia devem receber uma atenção especial. Por não ser possível higienizá-los toda a semana, é aconselhado lavar o brinquedo com água e sabão em pó. Depois, o indicado é secar ao sol, colocar o brinquedo em um saco plástico, fechar e deixar no freezer por 24 horas. Por mais estranho que pareça, os ácaros não suportam baixa temperatura por muito tempo e morrem.


Katiane Cardoso

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa




Curta o SERRANOSSA