Vida & Estilo
03/01/2012 11:37:12, escrita por SERRANOSSA

Fisioterapia da UCS amplia atendimento a diabetes

A Clínica de Fisioterapia, ligada ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul, que presta atendimento mensalmente para cerca de três mil pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), irá, a partir de novembro, ampliar a prestação de serviços às pessoas portadoras de diabetes. “Nossa ideia é oferecer um serviço, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, que minimize os problemas decorrentes da diabetes”, explica a coordenadora da Clínica de Fisioterapia, professora Suzete Grandi. Diversas podopatias, como fissuras no calcanhar, calos, fungos, micoses, unhas encravadas e outras alterações podem evoluir para problemas severos nos diabéticos, o que pode levar à amputação do pé ou da perna.

A unidade, que funciona junto ao Bloco 70, na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, é um dos sete serviços de média complexidade de reabilitação de pessoas com deficiência física no Rio Grande do Sul, sendo referência para os 48 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, na região da Serra. Além da concessão de órteses e próteses e meios auxiliares de locomoção como andadores, muletas e cadeiras de rodas, a Clínica presta atendimentos de reabilitação física aos pacientes que necessitarem. Todos os pacientes que buscam a Clínica de Fisioterapia são encaminhados pelas Unidades Básicas da Saúde, pela Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul ou pelos hospitais (através da Central de Marcação de Consultas).

Os atendimentos são feitos por profissionais das áreas de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Nutrição e Podologia. “Paralelo a esse atendimento, a Clínica de Fisioterapia atua na área acadêmica, com alunos dos cursos de área da Saúde, de Ciências Humanas e do curso de Engenharia de Produção, em monitorias, estágios e disciplinas que possuam interface entre teoria e prática. Com esse novo serviço pretendemos também fomentar o ensino, gerando mais trabalhos de conclusão de curso e pesquisas na área clínica”, enfatiza Suzete.

Diabetes

A diabetes é uma doença grave, que resulta da incapacidade de nosso organismo de produzir insulina. Esse defeito causa o descontrole do açúcar no sangue e com o tempo, surgem alterações sérias nos olhos, coração, rins, vasos sanguíneos, nervos e pés. “Conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, somente na cidade existem cerca de 10 mil diabéticos. Com esse novo serviço a intenção é sermos referência no atendimento ao pé diabético e com isso prevenir amputações”, enfatiza Suzete.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa




Curta o SERRANOSSA