Vida & Estilo
29/06/2012 11:41:59, escrita por SERRANOSSA

Só quero chocolate...

Especiarias com alto teor de cacau, pouco açúcar e leite desnatado são ingredientes mais saudáveis

Para aquecer o corpo no inverno, nada melhor que uma bebida quente e cremosa como um delicioso chocolate. Ele costuma ser um dos queridinhos das estações mais frias, como sugere a música “Chocolate” de Tim Maia. É um atrativo saboroso e aromático, tanto para adultos quanto para crianças. Mas é preciso saber escolher os ingredientes mais saudáveis para o preparo da bebida e, é claro, não exagerar na dose. 

Por ser fonte enérgica e conter proteínas, o chocolate quente possui qualidades nutricionais, mas deve ser consumido com moderação. Na preparação, o ideal é escolher os ingredientes mais saudáveis e não incrementar a bebida com leite condensado, cremes de leite, excesso de açúcar, chantilly, entre outros itens calóricos. Não deve ser um alimento habitual de consumo diário, podendo ser utilizado em algumas situações mais pontuais de descontração e lazer. “É uma bebida com baixo teor de fibras, considerável teor de açúcar e gordura, podendo provocar aumento de peso corporal, se consumido em excesso”, alerta a nutricionista Letícia Bettinelli, de Bento Gonçalves.

A especialista recomenda o uso de leite semidesnatado ou desnatado, pois apresentam um menor teor de gordura. Quanto ao chocolate, os mais indicados são os meio-amargos ou amargos. Os tipos ao leite e principalmente o branco, possuem poucas propriedades nutricionais, pois, além do baixo teor de cacau, são ricos em gorduras e açúcares. “Quanto maior o teor de cacau, mais saudável e inclusive maiores os benefícios à saúde, já que é um antioxidante natural”, explica.

 
Achocolatados

Muitas pessoas têm o hábito de beber ou dar para as crianças alimentos achocolatados pela manhã. Segundo a nutricionista, a bebida pode ser ingerida com moderação no café da manhã, intercalada com outros alimentos, como os cereais matinais (granola, linhaça, aveia em flocos e outros), iogurtes, pães integrais, queijos magros e frutas. “Atenção para a quantidade de achocolatado – não mais que uma colher de sopa por xícara. Se possível, utilize a versão light, que contém menor teor de gordura e açúcares”, recomenda.


Chocolate quente faz bem à circulação

O chocolate sempre foi considerado o inimigo número um das dietas e da vida saudável, mas agora tem um novo status: nutricionistas de uma universidade da Austrália descobriram que beber chocolate diariamente é bom para a circulação sanguínea e pode ajudar a diminuir a pressão.

Os pesquisadores comprovaram que o cacau, rico em flavonoides, relaxa os vasos sanguíneos. Peter Howe, professor da universidade e diretor do Centro de Pesquisas de Nutrição, afirmou que os componentes do cacau são similares aos encontrados na casca e nas sementes da uva. “Eles são muito parecidos com outros polifenóis [poderosos antioxidantes] encontrados na uva, por isso nós podemos relacionar essa pesquisa às teorias francesas de que beber vinho faz bem para a circulação”, disse.

Esses polifenóis impedem o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e, portanto, se consumido com bom senso, é um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares. O chocolate também proporciona uma vital quantidade de vitamina E, que não apenas evita a formação de placas de gordura nas artérias, como combate o colesterol ruim.

Por outro lado, Howe avisa que é preciso ter cautela. Os nutricionistas analisaram um produto refinado do cacau, um chocolate puro e não os produtos encontrados nas prateleiras de supermercados, ricos em açúcar e corantes. O importante é não exagerar na dose.

Fonte: SRZD/ Ciência e Saúde

 
Reportagem: Alexandra Duarte


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