Vida & Estilo
27/07/2012 16:07:41, escrita por SERRANOSSA

Divirta-se com os filhos sem sair de casa

Nas férias, criançada pode acampar no quintal ou curtir cinema na sala

Eles não viam a hora da chegada das férias. Mas nem sempre o destino das crianças é viajar ou curtir os dias na piscina. Muitas vezes, grande parte do tempo de descanso é dentro da própria casa. E aí que entra a criatividade para se divertir sem ficar na rotina de gastar as horas livres na frente da TV ou computador. Os adultos devem estimular o comportamento na busca por outras diversões e até participar, ainda mais se o orçamento está apertado. 

Juntando esses dois elementos, é possível se divertir em casa com os amigos ou com a família. “As atividades promovem o fortalecimento dos laços entre pais e filhos e entre irmãos. É uma boa oportunidade também para os pais conhecerem os amigos dos filhos”, explica a psicóloga familiar Tânia Vieira. Se a sua rotina não permite que você fique muito tempo em casa durante a semana, isso não deve ser um empecilho. “Faça estes programas com seu filho no final de semana e deixe a pessoa que irá cuidar dele assumir o posto durante o dia”, sugere a psicóloga. A seguir, confira algumas opções de passatempos para aproveitar as férias com os pequenos.

Alternativas

* Sessão pipoca: não tem passeio mais simples e gostoso do que uma sessão pipoca. Nela, super-heróis e monstros entram em ação e a criançada se diverte e solta a imaginação. “Não precisa estar no cinema para que a magia aconteça. Transforme sua sala em um cinema de última geração, com pipoca, filmes interessantes ao gosto da molecada. Deixe a sala escura e até faça ingressos de papel para dar mais realidade à brincadeira”, sugere a psicóloga.

* Oficina de teatro: sabe aquela roupa velha e a maquiagem que você não usa mais? Que tal reunir roupas e objetos e montar aquele figurino para entrar no clima do teatro? Você pode usar o sofá para a plateia sentar, afastar os móveis ou colocar cadeiras no quintal.

* Contação de histórias: além de muito interativa, já que as crianças participam, a contação é importante para o desenvolvimento da imaginação das crianças e para o aperfeiçoamento da língua, no caso de crianças menores. “Livros são bem-vindos em qualquer ocasião e não há quem não se prenda a uma história bem contada. A contação de histórias em grupo envolve imaginação, coordenação motora, informações culturais, desinibição e várias outras habilidades”, diz a contadora de histórias e educadora Janaina de Farias.

* Piquenique maluco: não dá para ir ao parque? Se você tem um jardim em casa ou algum espaço livre para estender uma toalha, o piquenique já está quase completo. Bastam algumas guloseimas para curtir a diversão.

* Culinária divertida: se o lema é colocar a mão na massa, que tal brincar de chef de cozinha? As crianças podem escolher a receita, ajudar a preparar e decorar com muita criatividade. A brincadeira é divertida e faz com que as crianças se familiarizem com os afazeres domésticos.

* Campeonato de jogos: baralho, quebra-cabeça, dominó, mímica, xadrez, dama, videogame. O que não faltam são jogos para distrair as crianças nas férias. Mas a brincadeira fica muito mais divertida se todos organizarem um campeonato.

* Camping no fundo de casa: o contato com a natureza e as brincadeiras são as principais atrações dos campings nas férias. As crianças esperam ansiosas pela trilha e pela curtição de morar em uma barraca por alguns dias, mas se o camping de verdade está muito fora do orçamento ou do tempo que os pais e a família têm livres para isso, improvise. Monte a barraca no quintal. Caso não tenha barraca, monte uma com lençóis e forre o chão com um edredom ou algo mais macio para não machucar.

* Aula de ginástica na sala: férias também é tempo de praticar exercícios físicos. Aproveite a oportunidade para desenferrujar o esqueleto com seus filhos. É uma maneira de incentivá-los a praticar esportes e ter hábitos mais saudáveis.

Por Natalia do Vale
Fonte: Minha Vida

(www.minhavida.com.br)


Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA




Curta o SERRANOSSA