Vida & Estilo
08/10/2012 15:11:42, escrita por SERRANOSSA

Mel doce mel

Além de adoçar, a substância é ótima aliada no combate a infecções e melhora a digestão

Quando a tosse incomoda, você logo apela para algumas colheradas de mel. Mas as propriedades desse líquido açucarado vão muito além do combate à gripe e a problemas respiratórios, segundo a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde. “Além de adoçar os alimentos, o mel é fonte de muitos nutrientes. Por isso, é um ótimo substituto para açúcar”, afirma a especialista. “Trata-se de um alimento de alta qualidade e energético. Fonte de flavonoides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas, tem ação imunológica, analgésica, antibactericida, anti-inflamatória e funciona como laxante natural”. 

Será que você tem tirado proveito de tudo isso da melhor maneira? Confira algumas dicas e deixe sua dieta mais saborosa e nutritiva.


Onde e quando usar

Dor de garganta

Quando o pigarro incomoda, não demore a tomar umas colheradas de mel. A nutricionista do Mundo Verde afirma que ele contém substâncias como a inibina, de ação bactericida. “Ela impede o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta, além de ter ação antifúngica”, diz.


Mais saudável doque o açúcar

O açúcar branco é fonte de calorias (avaliação de peso) vazias e não oferece nenhum nutriente ao organismo, além da glicose. Já o mel é fonte de fitoquímicos, vitaminas e minerais, ou seja, ele adoça e nutre ao mesmo tempo.

 
Mel no micro-ondas

O mel não pode ir ao micro-ondas. Segundo a nutricionista, se ele for aquecido acima de 40ºC, perde seu potencial nutritivo. Caso a bebida cristalize, coloque em banho-maria ou sob o sol para torná-lo líquido novamente.

 
Duas colheres bastam

Para usufruir de todos os benefícios do mel, não precisa exagerar. Duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes. As crianças a partir de um ano podem consumir o alimento sem risco de alergia.

 
Digestão mais potente

O mel tem função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.

 
Cobertura para torradas

Indo ao forno, o mel perde suas propriedades nutricionais. Então, em vez de usá-lo nas receitas, pense no alimento como substituto do açúcar na hora de adoçar chás. Frutas, torradas, pães e tapiocas também ficam uma delícia com algumas gotas de mel acompanhando.

 
O mel e as cáries

Apesar da ação de combate às bactérias, o mel pode servir de alimento para os micro-organismos que causam a cárie (como acontece com qualquer alimento fonte de carboidratos).

 
Diabetes, um risco

O mel é fonte de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, portanto pessoas com diabetes devem evitá-lo (sob o risco de descontrolar as taxas de açúcar no sangue). Mas ele é mais bem aceito pelo organismo do que o açúcar. “Isso porque 40% da composição do mel é frutose, o açúcar natural das frutas, bem menos prejudicial”, afirma a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro

 
Coração saudável

A nutricionista do Mundo Verde cita um estudo que aponta o mel como um agente que protege o organismo contra a doença coronária. “Entretanto o uso deve ser moderado para evitar a obesidade”, ressalta Flávia. “O mel tem o poder de revitalizar artérias e veias, reduz os níveis de colesterol sanguíneo pelo seu poder antioxidante”, afirma a especialista do Emagrecentro.


Fonte: Portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)


Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA




Curta o SERRANOSSA