Vida & Estilo
01/12/2018 16:41:35, escrita por SERRANOSSA

Curso de extensão Sobre Perdas & Lutos acontece em fevereiro

Em 2018, o Curso de Extensão Sobre Perdas & Luto acontecerá na sua segunda edição, estando acessível para toda comunidade interessada, incluso profissionais de diferentes áreas e estudantes. O objetivo do curso é promover meios mais eficazes de entendimento, que seja coerente e ajude efetivamente diante de experiências de rompimentos por morte ou outras perdas, mudanças da vida. O curso de extensão está com data definida para 17 de fevereiro de 2018, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. O dia foi carinhosamente pensado, organizado e será ministrado pela psicóloga Franciele Sassi, especialista em luto e perdas e especializanda em dinâmicas vinculares – relacionamentos. Os participantes receberão material do curso e certificado de participação, que poderá ser utilizado como horas complementares, no caso dos estudantes. Informações sobre inscrição e investimento, contatar pelo e-mail franciele.sassi@hotmail.com ou pelo telefone (54) 99934 1643, com Franciele.


 

ARTIGO:
Como lidar com o luto ou com as perdas da vida

Vamos falar e ouvir falar sobre luto? Tocar neste assunto é algo realmente complexo, pois trata da impotência humana frente às tentativas de controle da vida. Disponibilizar um conteúdo desta profundidade à comunidade é, de fato, um desafio, na medida em que se busca compreender a morte e o processo de luto intrínsecos a uma cultura que evita entrar em contato com o que a limita a todo instante. O trabalho com luto e perdas tem ampliado as possibilidades de acesso e conhecimento às pessoas, tanto por conta da vasta possibilidade de pesquisa, quanto pela atenção e curiosidade de todos, que é consequência de um tema que ainda hoje constitui um tabu social. Por tais razões, toda vez que um assunto novo acaba sendo marcado na sociedade, é também natural que o interesse em conhecer o tema aumente e, com isso, possam surgir questionamentos e mesmo tentativas desenfreadas de explicar aquilo que se desconhece, mas que possa promover conforto e aceitação. Assim sendo, é muito importante que se tenha cuidado e se possa avaliar criticamente as formas de abordagem de algumas temáticas, tanto no senso comum, quanto profissionalmente.

O processo de luto e as maneiras como se pode manejar com a morte e as demais perdas da vida, por exemplo, tratam de uma questão específica, com uma série de particularidades, que não apresenta “receita pronta” para que cada pessoa fique bem novamente diante das mudanças que são impostas. O conhecimento de qualidade faz com que se pondere o que realmente vale a pena aprender e compartilhar. Por isso, existem caminhos a serem construídos com segurança em meio à instabilidade e à dor, que podem contribuir em formas mais positivas de compreensão da vida.


 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA