Vida & Estilo
18/12/2018 13:00:35, escrita por SERRANOSSA

Ajuste o ar-condicionado em 23°C e economize energia

A maioria das pessoas costuma programar temperaturas baixas no ar-condicionado para acelerar a climatização do ambiente. Na verdade, especialistas explicam que isso só aumentará consumo e, por consequência, o valor da conta de energia elétrica. 

Em vez de ajustar para 17°C, por exemplo, o engenheiro de sistemas da Midea Carrier, Felipe Brochier, recomenda que o aparelho seja programado em 23°C, resultando em uma economia de energia de até 50%. A redução ocorre principalmente pelo fato de diminuir a diferença de temperatura entre o ambiente interno e o externo, reduzindo a carga térmica e, por consequência, fazendo com que o condicionador de ar trabalhe menos.

Em segundo lugar, aumenta a diferença de temperatura de troca entre o fluido refrigerante e o ar, aumentando também a quantidade de calor trocado. Especialistas sugerem o seguinte teste: antes de usar o seu condicionador de ar para dormir, anote o valor de kWh registrado no seu contador de energia. No dia seguinte, veja quanto foi consumido. Faça isso por dois dias seguidos, em um programe para 17°C e, no outro, 23°C. Assim, poderá confirmar que a diferença é de fato gritante.
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA