Vida & Estilo
01/02/2019 16:35:18, escrita por Greice Scotton Locatelli

Hospital Tacchini pede ajuda para reposição dos estoques de sangue

Uma baixa de 40% no volume de estoque de sangue acendeu um sinal de alerta no Hospital Tacchini e motivou um pedido de ajuda para reposição. Todas as doações destinadas aos pacientes internados no Tacchini devem ser realizadas exclusivamente no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h e das 8h às 11h30 aos sábados. Agendamentos de grupos e esclarecimento de dúvidas podem ser feitos pelo telefone (54) 3290 4580. 

Conforme já noticiado pelo SERRANOSSA, a determinação de centralizar as doações em Caxias partiu do próprio Hemocs, que é a unidade responsável por captar e distribuir as bolsas de sangue a todos os hospitais da região. Hoje o Hemocs atende 49 municípios da região, direcionando as doações a 16 hospitais, oferecendo cobertura a 100% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) na Serra. A estimativa é que um público de 1,1 milhão de habitantes seja beneficiado.


RELEMBRE: Doações de sangue devem ser feitas diretamente ao Hemocs em Caxias


 


 

Reposição aumentou

Desde a retomada das excursões de doadores, em setembro do ano passado, a reposição aumentou relativa ao Hospital Tacchini aumentou de 10,55% para 36,29% - ou seja, a cada 10 bolsas repassadas, pouco mais de três são repostas. Entretanto, o período de férias costuma ser, tradicionalmente, de queda nas doações.

“É muito importante que os doadores venham até Caxias do Sul, pois temos equipe e estrutura prontas para o atendimento. Além disso, utilizamos a unidade móvel para coletas externas pré-agendadas. São dois processos de coleta diferentes que se complementam e mantêm o nosso estoque em quantidade suficiente para a demanda”, comenta a diretora-geral do Hemocentro, Carolina Karam Brum. 

 


Foto: Agência Brasil

 

Agência transfusional

Mesmo com as doações direcionadas diretamente ao Hemocs, a Agência Transfusional do Hospital Tacchini continua atuando na organização dos grupos de doadores que são levados gratuitamente ao Hemocentro, com o apoio da secretaria Municipal de Saúde. Quem tiver interesse em doar sangue pode contatar tanto o Hemocs quanto a Agência Transfusional, diretamente no Hospital Tacchini ou através do telefone (54) 3455 4151. As pessoas que residem em outras cidades, mas fazem tratamento no hospital de Bento, também devem contribuir, realizando sua doação ou indicando outras pessoas que possam ajudar.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA