Vida & Estilo
02/04/2019 13:00:43, escrita por SERRANOSSA

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Joana D'arc Diniz
Dermatologia
CRM 52677868/RJ

É recomendado ou não lavar os cabelos todos os dias? Esse é um tema um pouco controverso, dependerá de vários aspectos, como o tipo de cabelo e dos hábitos pessoais. O que predomina entre os especialistas é que comumente o ideal é haver uma certa alternância, ou seja, dar uma pausa, em média, de 1 a 2 dias para a lavagem. Cabelos secos podem realmente sofrer mais ressecamento se lavados diariamente devido à perda do óleo que recobre o escalpe (couro cabeludo). Já as pessoas que têm cabelos oleosos são mais propensas a higienizar o cabelo repetidas vezes por causa do acúmulo de gordura, suor e impurezas, agravadas pelo ambiente.

No entanto, é válido destacar que excesso de limpeza costuma remover a camada oleosa natural que protege e mantém o equilíbrio e a saúde do couro cabeludo, chamada de manto hidrolipídico. Esse processo constante favorece ainda o efeito rebote, ou seja, estimula a produção de mais oleosidade, o que prejudica aqueles que apresentam ou têm predisposição, por exemplo, a dermatite seborreica e a caspa. 

Para quem quer optar em lavar os cabelos todos os dias a indicação é aplicar sempre produtos de qualidade e apropriados ao seu tipo de cabelo e sempre enxaguar bem. Além disso, é fundamental ressaltar que o exagero no uso de produtos na pré ou pós-lavagem tende a deixar o cabelo mais rapidamente sujo.

Porém, em alguns casos é recomendada a lavagem diária, pois determinadas condições interferem e afetam a saúde capilar, como calor e umidade, por exemplo. Pessoas que frequentam a academia, praticam atividade ao ar livre e se expõem ao sol estão sujeitas a acumular mais resíduos, poluição e a transpirar. Para elas, a higienização habitual é necessária. Já os que fazem uso constante de pomadas, silicones, leave-in sprays, fixadores, modeladores, géis, entre outros, ficam com fios permeados de substâncias químicas e assim precisam limpar sempre os cabelos.

Mas, independente da sua escolha, um ponto em comum para todos os médicos dermatologistas e tricologistas é que a temperatura da água durante a lavagem é essencial para os cabelos ficarem bonitos. Ela deve ser morna ou fria. Outra questão bastante importante são os cuidados na hora da secagem, que preferencialmente deve ser realizada de forma natural para que o couro cabeludo "respire". Por isso, não pode ter dispositivos que o abafem, como toalhas enroladas, ou bonés e chapéus sobre os fios úmidos, além de não se prender os cabelos enquanto estão molhados. Tudo isso facilita a proliferação de fungos e bactérias e também pode causar quebra e queda dos fios.
 




Curta o SERRANOSSA