Vida & Estilo
03/05/2019 13:25:17, escrita por SERRANOSSA

Como aumentar a intensidade da caminhada e ter mais resultado

A caminhada é um grande exercício aeróbico, normalmente recomendado para todas as idades e sem custo financeiro para praticar. Você pode se beneficiar caminhando na rua, no parque, na esteira no horário que estiver disponível, vale até aproveitar a hora do almoço, mas sempre de tênis.


Para começar
Inicie aos poucos caso você esteja enferrujado, praticando entre 2 a 3 vezes na semana de 15 a 30 minutos. O ritmo deve ser confortável, sem ficar muito ofegante! Quando sentir que está ficando fácil, aí sim está na hora de dar uma incrementada, sendo possível aumentar os dias da semana ou o tempo (30 a 40 minutos). Para os usuários do pedômetro (aparelho que registra o número de passos dados durante o dia) a dica é a mesma!


Como intensificar a caminhada
A dica quando você for intensificar seu treino é escolher 1 dia da semana para fazer isso e manter os demais como já fazia. Na semana seguinte, adicione mais 1 dia ao novo ritmo, deixe seu corpo se adaptar aos poucos ao aumento de intensidade. Esse respeito é fundamental, afinal o pensamento deve ser em longo prazo.
Procure deixar o carro de lado ao se deslocar por pequenas distâncias, gaste a sola do seu tênis. Crie bons hábitos! Desça alguns pontos de ônibus antes, pegue menos transporte e ande mais. No início pode até dar aquela preguiça, mas basta não dar bola para ela! A saúde não aceita desaforo, o corpo fica em festa quando é cuidado, ele não foi feito para ficar parado.


Cuidados e contraindicações
Fique atento no início com a empolgação para não exagerar, isso é comum e pode gerar lesão. A caminhada pode ser contraindicada nos casos de artrose no joelho e quadril, nesse caso caminhar na piscina é a melhor opção devido à ausência de impacto. Bom, agora é com você. Como quer chegar lá na frente, daqui alguns anos? Espero que cheio de saúde e disposição!



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA