Vida & Estilo
22/03/2019 13:56:44, escrita por SERRANOSSA

A importância da psicoterapia

A psicoterapia tem como objetivo proporcionar às pessoas uma adequada saúde mental, possibilitando a oportunidade para que o ser humano se conheça melhor. Assim, é possível diminuir o sofrimento emocional, entender e mudar seu modo de pensar, sentir e agir.

A busca por um psicólogo é recomendável a todos que procuram alívio para alguma forma de sofrimento psíquico, independentemente do momento da vida. Na infância, pode ser eficaz já que a fase é marcada por muitas mudanças, novidades e descobertas e é nessa etapa que se constitui a personalidade. É importante estar atento para agressividade excessiva, falta de limite, dificuldades de aprendizagem ou de relacionamento e agitação excessiva, entre outros comportamentos. Já na adolescência, a psicoterapia ajuda a passar pelo período de intensas modificações físicas e comportamentais, que podem gerar confusões e sofrimento para os jovens, assim como para seus pais, resultando em afastamento do convívio familiar, busca por grupos de iguais e distorção do corpo. Buscar ajuda profissional também pode auxiliar na vida adulta, perante as dificuldades pessoais ou familiares, no relacionamento conjugal e em problemas no trabalho, entre outros.

Quando as questões psicológicas são resolvidas, a pessoa consegue estabelecer uma situação mais harmoniosa consigo mesma e com as pessoas ao seu redor. A sua vida requer cuidados, fique atento, cuide de sua saúde mental!


Quando procurar ajuda

• Dificuldades nos relacionamentos afetivos, sociais ou profissionais
• Crises existenciais (quando a pessoa não está feliz consigo mesma ou não se entende)
• Situações traumáticas (separações na família, perdas e lutos, por exemplo)
• Surgimento de doenças que sinalizam o adoecimento psíquico (depressão, ansiedade, fobias e 
transtorno obsessivo compulsivo, entre outras)
• Questões que causem prejuízo à vida da pessoa

 

 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA