Vida & Estilo
04/05/2019 14:00:56, escrita por SERRANOSSA

Coma bem e evite as cãibras durante o treino

Minha Vida

As cãibras são espasmos musculares involuntários e ocorrem durante ou após a prática de atividade física intensa, sendo observadas normalmente nos músculos onde o exercício demandou mais esforço. Há várias causas que podem estar relacionadas com o desencadeamento das cãibras. Entre elas, estão:

1. Acúmulo de metabólitos ou substâncias que são liberadas durante o trabalho dos músculos como, por exemplo, o ácido lático e a amônia. 

2. Elevada eliminação de água através do suor, gerando uma deficiência de minerais que são eliminados juntamente com a transpiração. Os principais minerais perdidos com o suor são o cloreto e o sódio. 

3. Deficiência de potássio ocasionada por uma elevada transpiração. 
Atualmente, o que se sabe é que a elevada perda hídrica e de sódio devido ao calor excessivo são os principais fatores que desencadeiam as cãibras.

POTÁSSIO
O potássio é um mineral que, popularmente, está relacionado com o desenvolvimento de cãibra. Entretanto, uma alimentação adequada fornece a quantidade necessária desse micronutriente. Por isso, não é necessário, minutos antes ou durante a prática do exercício, a ingestão excessiva de banana. Essa atitude poderá prejudicar o praticante de atividade física ou atleta, pois aumenta o volume gástrico, prejudicando a digestão do alimento.

Além dos fatores nutricionais, é importante lembrar a necessidade de seguir o programa de exercícios desenvolvido pelo treinador, evitando um aumento repentino de força e intensidade e, também, realizar alongamentos antes e depois da atividade física.

Assim, é importante consultar profissionais da área de nutrição e atividade física para que possa ter o programa alimentar e de exercícios adequados às características pessoais.
 

O que fazer para evitar

• Fazer uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios. 

• Aumentar a ingestão de sódio e cloreto. Isso pode ser feito com mais consumo de sal na alimentação e, até mesmo, diluído em água. Mas só faça com orientação médica ou nutricional, prevenindo a hipertensão. 

• Ter uma alimentação adequada aos treinos, fornecendo carboidratos, potássio, cálcio para que o rendimento não fique prejudicado, além de prevenir o desenvolvimento de cãibras. 
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA