Vida & Estilo
15/05/2019 14:52:57, escrita por SERRANOSSA

Exame de Ecografia Morfológica mostra como está a saúde do bebê e da gestante

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Tacchini disponibiliza às gestantes o acesso ao exame de Ecografia Morfológica, o qual tem por objetivo muito mais que descobrir o sexo do bebê. Conforme o médico ecografista Marcelo Ranieri Frantz, esse tipo de exame é hoje o mais indicado para saber como está a saúde da mamãe e do bebê. “A ecografia morfológica deve ser realizada em dois períodos distintos da gestação, tendo inclusive o tempo exato para sua realização. Desta forma, conseguimos identificar como está a saúde da mamãe e a do bebê e assim tratar o quanto antes caso surja algum imprevisto na gestação”, explica.


O equipamento existente no CDI do Hospital Tacchini fornece imagens em 3D (com possibilidade de até em 4D) e conta com recursos tecnológicos atuais, onde os exames ficam disponíveis em um servidor, podendo ser acessado pelo médico a qualquer momento. Há ainda a possibilidade de o exame ser gravado em DVD, ficando as imagens em poder da futura mamãe. “Isso é algo que todas nos questionam, pois, além de saber como está a gestação, elas querem ter uma lembrança a mais deste momento especial”, relata Frantz.

 

Importância de realizar a Ecografia Morfológica
Já é sabido que toda gestante deve realizar sempre os exames de pré-natal. Um deles é justamente a Ecografia Morfológica, indicada para ocorrer no primeiro e no segundo trimestres da gestação. 
No primeiro trimestre, o exame deve ocorrer entre a 11ª semana e 4 dias até 13 semanas e 6 dias. “Se não for neste período, não temos como identificar, por exemplo, a formação correta do bebê ou se existe risco de desenvolver alguma síndrome (problema genético). Além disso, é possível saber como está a saúde da gestante e descobrir se ela tem risco elevado para hipertensão, algo que é comum na gestação”, explica o doutor Marcelo Frantz.
A ecografia do segundo semestre deve ser feita entre a 20ª e a 24ª semana da gravidez. “Nesta fase realizamos a revisão de toda formação dos órgãos internos do bebê e se a gestante corre o risco elevado de ter parto prematuro”, relata.

Os exames de Ecografia Morfológica estão disponíveis no Hospital Tacchini a todas as gestantes beneficiárias de convênios como o Tacchimed, Cassi, Cabergs, Saúde Caixa, Fusex, IPE Saúde, Cooperativa Aurora, Geap e Sindicatos. Os exames podem ser agendados pela Central de Atendimento do Hospital Tacchini, através do telefone 54 3455-4333.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA