Vida & Estilo
28/06/2019 08:03:16, escrita por SERRANOSSA

O papel da bebida isotônica na prática de exercícios físicos

Hidrate-se antes, durante e após praticar atividade física

Fonte: Hospital Albert Einstein

Durante a prática de exercícios de alta intensidade, principalmente com o objetivo de controle de temperatura corporal, é natural que o nosso organismo perca líquido. Assim, a hidratação é fundamental antes, durante e após a prática. Não se deve esperar a sensação de sede para que ela aconteça, uma vez que a sede já é um sinal de desidratação. Porém, será que para hidratar-se é necessária a ingestão de bebidas isotônicas?


As bebidas isotônicas são compostas por água, sais minerais e carboidratos. O papel principal do isotônico não está somente no processo de reidratação, mas sim na reposição de eletrólitos e carboidratos. A recomendação é que em exercícios de longa duração e alta intensidade haja a reposição de carboidratos a cada 30 minutos. Vale ressaltar que a bebida isotônica não é a única forma em que essa reposição pode ser realizada, existem outros suplementos que possibilitam isso, e essa escolha deve ser feita e orientada por uma nutricionista que acompanhe o atleta.


Quando falamos em hidratação, que pode ser realizada simplesmente por água, a recomendação é ingerir 500ml de água 2 horas antes do exercício físico, e de 100 a 350ml a cada 20 minutos de prática. Porém, em exercícios vigorosos de longa duração, acima de 90 minutos, o isotônico pode ser bem-vindo.


Sempre que tratarmos de qualquer fator que possa interferir na resposta de uma pessoa em relação ao exercício físico, é importante lembrarmos o princípio da individualidade. Enfatizamos, principalmente aos praticantes de exercícios físicos vigorosos, a importância da orientação de profissionais especializados, para evitar riscos à saúde e garantir um bom desempenho.




Curta o SERRANOSSA